teatro riomar

Festival RioMar de Literatura promete debates, shows e artes cênicas

Evento homenageia o salgueirense Raimundo Carrero e a garanhuense Luzilá Gonçalves

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 15/04/2018 às 8:29
Foto: Igo Bione/ Acervo JC
Evento homenageia o salgueirense Raimundo Carrero e a garanhuense Luzilá Gonçalves - FOTO: Foto: Igo Bione/ Acervo JC
Leitura:

Dois dos principais escritores de Pernambuco são os homenageados do Festival RioMar de Literatura deste ano. Em sua sexta edição, o evento celebra a literatura do salgueirense Raimundo Carrero e da garanhuense Luzilá Gonçalves. A programação acontece na próxima terça e quarta (17 e 18 de abril), no Teatro RioMar, com entrada gratuita.

Já consolidado no cenário cultural local, o evento vai contar, como de costume, com debates literários e pontos de contato com outras atividades artísticas, como filmes, esquetes teatrais, a música e as artes visuais. Os homenageados, claro, são presença garantida em mesas, quando falam das suas obras e da literatura como um todo.

Um dos destaques é a exposição de caricaturas de escritores feita pelo chargista do Jornal do Commercio, Miguel Falcão. São mais de 40 trabalhos, feitos ao longo dos anos, incluindo dos dois homenageados. “Carmen Peixoto teve a ideia da exposição a partir de uma caricatura recente de Kafka que eu fiz para o jornal. Fui olhar meus trabalhos e me surpreendi com a quantidade de caricaturas de escritores que tinha feito”, conta Miguel. Algumas são inéditas. “Sempre digo que o desafio da caricatura é capturar a alma, não só os traços dos personagem. Uso muito dos elementos das obras para criar os desenhos”, conta o cartunista.

Na parte literária, o jornalista deste JC José Teles é um dos convidados para falar sobre a relação entre música e escrita. Teles é autor tanto de biografias e reportagens como Do Frevo ao Manguebeat como de ficção, como o mais recente Acordei Esta Manhã Cantando uma Velha Canção dos Beatles. Ele conversa sobre o assunto com o músico e compositor Cláudio Almeida na terça, às 15h20.

Outro debate reúne os críticos e professores Lourival Holanda e Alexandre Furtado. Os dois vão abordar a prosa e a poesia de Luzilá. A escritora participa de uma mesa na quarta, ao lado de Raimundo Carrero e Flávia Suassuna. Outro bom debate é traz o teatrólogo Álcio Lins e o professor Luís Reis. Nos intervalos, pequena leitura e esquetes comandadas pela Cia. Dispersos de Teatro, que mostra trechos de obras de Luzilá e Carrero.

Na parte musical, dois grande nomes, ligados à cultura popular e à poética oral, fazem apresentações gratuitas para encerrar cada um dos dias do evento. No primeiro, Bráulio Bessa, conhecido por suas participações no Encontro com Fátima Bernardes, traz um pouco da sua poesia popular para o Teatro RioMar. No dia seguinte, o cantador e forrozeiro Santanna, que dispensa apresentações, leva seus grandes sucessos para o palco.

Os ingressos são distribuídos a partir das 11h do dia anterior no foyer do espaço, no piso L4, por ordem de chegada, com limite de um ticket por CPF.

PROGRAMAÇÃO

Terça, 17 de abril, das 14h às 19h

Abertura com Margarida Cantarelli
Exibição do filme Azul, de Eric Laurence
Dispersos Cia de Teatro apresenta Eu, Luzilá
Música e literatura: José Telles e Cláudio Almeida
A prosa e a poesia de Luzilá Gonçalves, com Alexandre Furtado e Lourival Holanda
Dispersos Cia de Teatro apresenta Nosso Amor
Homenagem à Luzilá com Ana Maria César e Cláudio Almeida
Show de Bráulio Bessa

Quarta, 18 de abril, das 14h às 19h

Abertura com Margarida Cantarelli
Teatro e literatura: Álcio Lins e Luís Reis
Dispersos Cia de Teatro apresenta A Menina Morta
Mesa com Raimundo Carrero, Flávia Suassuna e Luzilá Gonçalves
Dispersos Cia de Teatro apresenta Domingos e o Sonho
Show de Santanna

Últimas notícias