ÍCONE

Morre a escritora Toni Morrison, Nobel da Literatura em 1993

A autora de obras como 'Amada' e 'Voltar para Casa' faleceu aos 88 anos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/08/2019 às 10:30
Divulgação
A autora de obras como 'Amada' e 'Voltar para Casa' faleceu aos 88 anos - FOTO: Divulgação
Leitura:

Uma das maiores nomes da literatura americana, a escritora e professora Toni Morrison faleceu na última segunda (5), informou a família. Vencedora do Nobel da Literatura em 1993, a autora tinha 88 anos. A causa da morte não foi informada.

Em um comunicado, familiares disseram: "Apesar de sua morte representar uma tremenda perda, estamos gratos por ela ter tido uma vida longa e bem vivida". 

A autora foi a primeira mulher negra de qualquer nacionalidade a vencer o Prêmio Nobel de Literatura. Sua obra mais celebrada é Amada, baseada em uma história real, narrando a vida da ex-escrava Sethe em um Estados Unidos que tinha acabado de abolir a escravidão. O livro foi vencedor do Prêmio Pulitzter em 1988.

Ao receber o Prêmio Nobel em 1993, Toni Morrison fez um discurso sobre a vida e a escrita: "Nós morremos. Esse pode ser o significado da vida. Mas nós fazemos linguagem. Essa pode ser a medida de nossas vidas."

A escritora atuou até 2006 como professora de Humanidades na Universidade de Princeton. Foi também editora da Random House, ajudando a publicar vários autores negros como Angela Davis e Gayl Jones.

ÚLTIMO LIVRO

Seu livro mais recente é Deus Ajude Essa Criança, escrito em 2015 e publicado no Brasil em 2018. Suas obras são editadas por aqui pela Companhia das Letras.

Últimas notícias