instituições

Fundaj recebe homenagem e abre exposição na Alepe

Evento vai celebrar os 70 anos da criação da Fundaj e os 170 de nascimento de Joaquim Nabuco

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/08/2019 às 10:55
Foto: Fundaj/Divulgação
Evento vai celebrar os 70 anos da criação da Fundaj e os 170 de nascimento de Joaquim Nabuco - FOTO: Foto: Fundaj/Divulgação
Leitura:

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) recebe nesta segunda (19), em uma sessão solene, uma homenagem da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pelos seus 70 anos de existência. A cerimônia acontece às 18h e, logo depois, acontecerá a abertura da exposição Nabuco em Casa, no hall da biblioteca, no Anexo II do local.

Além dos 70 anos da Fundaj, a ocasião celebra os 170 anos do diplomata e abolicionista Joaquim Nabuco. Patrono das duas instituições, o político chegou a fazer parte da Alepe em 1887, quando foi eleito deputado por Pernambuco.

A exposição Nabuco em Casa traz objetos do acervo pessoal do diplomata brasileiro, parte deles inéditos, frutos das mais recentes doações da família. Um dos destaques é o diário pessoal de Joaquim Nabuco, que mostra seu cotidianos e seus pensamentos ao longo do ano de 1888, quando houve a abolição da escravatura no Brasil.

Além disso, a mostra vai contar com painéis, uma linha do tempo da vida do autor, fotografias e também trechos selecionados dos seus escritos. Nas vitrines, será possível conferir cartões postais, diários e manuscritos inéditos.

DOAÇÃO

O material da exposição vem de uma aquisição recente da Coordenação-Geral de Estudos da História Brasileira Rodrigo Melo Franco de Andrade (Cehibra), que recebeu uma doação do restante do acervo pessoal de Joaquim Nabuco. Mais de 5,6 mil itens foram recebidos, completando o catálogo do espaço – ao todo, são mais de 15 mil documentos, fotografias, cartas, livros, álbuns de família e certidões.

O processo de doação do acervo começou em 1974, com a primeira contribuição dos herdeiros do diplomata. Com o material, agora quase toda a totalidade dos documentos históricos sobre Nabuco estão em posse da Fundaj.

Últimas notícias