Parceria

Julio Cavani e Cavani Rosas lançam HQ 'Polinização'

'Polinização' é lançada pelo selo Cepe HQ, girando em torno de uma sociedade de animais que vive debate intenso sobre legalização de uma planta lendária

Rostand Tiago
Cadastrado por
Rostand Tiago
Publicado em 02/12/2019 às 9:23
Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
'Polinização' é lançada pelo selo Cepe HQ, girando em torno de uma sociedade de animais que vive debate intenso sobre legalização de uma planta lendária - FOTO: Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Leitura:

Deep River é habitado por bichos-preguiça, ursos, raposas, caranguejos e outros cidadãos das mais diversas faunas. À margem de um misterioso rio, a localidade abriga uma verdadeira efervescência cultural e política, que parecem se misturar nas discussões sobre o Pólen. Trata-se de uma substância proibida extraída de uma flor lendária, de leve efeito alucinógeno. O uso vasto pelo país inspira debates sobre as potenciais vantagens de sua possível legalização, entrando por meandros que vão da segurança pública até a economia. Uma virada política nessa situação leva à frente a trama roteirizada por Julio Cavani e ilustrada por Cavani Rosas, seu pai, em Polinização, lançada hoje, pelo selo Cepe HQ.

As primeira ideias surgem das observações de Julio sobre violência, criminalidade e a atividade de se pensar em soluções e realidades alternativas, principalmente na imaginação sobre o que aconteceria se alguma coisa específica fosse diferente. "Tudo vira um exercício de criar situações geopolíticas hipotéticas e disso, surge também a ideia de fazer uma ficção disso. A história foi se desdobrando até se transformar no livro", relembra. Ele aponta que os planos iniciais giravam em torno de uma animação, mas pela complexidade e custo do meio, acho que a HQ talvez fosse um primeiro passo melhor.

Trabalhando juntos

Com um roteiro mais fechado, os Cavanis começam a trabalhar coletivamente. Algumas páginas eram mais rígidas sobre o que deveria estar lá visualmente, outras mais abertas aos traços do veterano Cavani Rosas, dono de uma produtiva trajetória enquanto quadrinista, ilustrador e escultor. "Era algo que também se tornou intuitivo e havia liberdade também para ele criar. Em alguns momentos, eu pedia para colocar uma girafa ali, ela fazia outros animais para compor os cenários e a orientação era mais em cima de personagens principais ou com diálogo", explica Julio.

Nesse processo colaborativo, suas referências de mundo real e arte, sejam de espaços, personagens ou até quadros inteiros, foram se misturando. "Tem quadro que me inspirei em Fahrenheit 451, Beleza Americana. A escolha de alguns animais também são do nosso mundo, os cachorros associados com a polícia, o helicóptero em forma de libélula", relata Cavani Rosas. Polinização é repleto desses jogos de imaginar animais ocupando certas posições e profissões daquela sociedade, desde o polvo DJ capaz de tocar oito discos à banda de mangue formada por caranguejos. Esse ensejo estilístico de trabalhar com animais é algo marcante na trajetória do ilustrador, dono de personagens como o Hipopocaré e o cachorro Zero Vírgula, homenageado em Polinização.

 

O mesmo acontece com os espaços. "Tem lugar que tem algo parecido com o Marco Zero, outros com o Teatro Oficina, os prédios de Londres. Há coisas que podem lembrar o Recife, outras remetem a outros lugares", explica Cavani Rosas. Julio indica que a geografia de rio e arquipélago de Deep River pode ter sido inspirado em uma viagem que fez ao Pará, para a Ilha de Marajó. Esses lugares, assim como seus personagens, surgem em um intenso preto e branco, de traços fortes. A ideia inicial era o colorido, como aponta a capa da publicação. Mas, ao mostrar esboços para amigos próximos, receberam opiniões fortes em favor da construção sem cores, decidindo acatar a opinião.

O convite para Polinização ser realizada parte da Cepe, em que representantes da editora fizeram uma visita ao ateliê de Cavani Rosas, em busca de materiais que poderiam ser publicados. O material da história foi escolhido e deu início ao processo para publicação. O livro custa R$ 45 (impresso) e R$ 13 (e-book).

Últimas notícias