Celebração

Neste 14 de setembro, comemore o Dia Nacional do Frevo

Data foi criada em homenagem ao jornalista Osvaldo da Silva Almeida, apontado como um dos criadores da palavra 'frevo'

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 14/09/2016 às 11:40
Foto: Hélia Scheppa/Acervo
Data foi criada em homenagem ao jornalista Osvaldo da Silva Almeida, apontado como um dos criadores da palavra 'frevo' - FOTO: Foto: Hélia Scheppa/Acervo
Leitura:

Quem é Pernambucano sabe que  9 de Fevereiro é comemorado no Recife o Dia do Frevo. A data simbólica registra o dia em que a palavra 'frevo' foi publicada no jornal pela primeira vez. No entanto, neste dia 14 de Setembro, também foi instituído o Dia Nacional do Frevo, reconhecido no calendário oficial do Brasil.

Segundo informações da Agência Senado, o Dia Nacional do Frevo é comemorado no dia 14 de Setembro em homenagem à data de nascimento do jornalista Osvaldo da Silva Almeida, apontado como um dos criadores da palavra "frevo". O mais pernambucano de todos os ritmos embala o carnaval e arrasta multidões pelas ruas do Recife e pelas ladeiras de Olinda há mais de um século.

De acordo com o jornalista e historiador recifense Leonardo Dantas Silva, a primeira denominação do frevo foi "marcha carnavalesca pernambucana", uma mistura criativa de danças e músicas: "O frevo, originalmentalmente, vem do repertório das bandas de música. Tocavam o dobrado, as chamadas marchas militares, mas também tocavam polca, maxixe, entre outras composições. Na mistura do dobrado e da polca marcha, acontece a chamada 'marcha carnavalesca pernambucana', que surgiu no final do século 19 e a partir do século 20, em 1907, recebeu o nome do frevo", relatou.

PATRIMÔNIO

O som contagiante das bandas marciais, fanfarras e orquestras de metais nasceu em Pernambuco, conquistou o Brasil e foi declarado como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade, em 2012, pela Organização das Nações Unidas.

Seja o frevo de rua, canção ou de bloco, inspirou artistas de todo o Brasil como Gilberto Gil, Tom Jobim e Vinícius de Moraes. O ritmo foi eternizado nas letras e na voz de músicos como Nelson Ferreira, Capiba, Antônio Maria, os irmãos Valença, Claudionor Germano, Expedito Baracho, entre outros.

Especialistas indicam que a origem do nome frevo venha da palavra 'ferver', ou 'frever' na linguagem popular. O ritmo que tem Vassourinhas como seu principal 'hino', agita o carnaval pernambucano em todas as regiões. E para quem está ansioso, faça a contagem regressiva. A partir de hoje, o frevo vai dominar as ruas do Estado novamente daqui a 167 dias.

Últimas notícias