Cobertura

Cordel do Fogo Encantado faz 'viagem ao coração dos fãs' no Recife

A banda de Arcoverde oficializou a volta aos palcos com um show catártico na madrugada de sábado para domingo no Clube Português

Nathália Pereira
Cadastrado por
Nathália Pereira
Publicado em 14/05/2018 às 11:27 | Atualizado em 10/07/2020 às 22:41
Foto: Divulgação / 3x4 Fotografia
A banda de Arcoverde oficializou a volta aos palcos com um show catártico na madrugada de sábado para domingo no Clube Português - FOTO: Foto: Divulgação / 3x4 Fotografia
Leitura:

Um rio carregado de saudade tomou conta do Recife na noite do último sábado. Oito anos após uma pausa silenciosa, o Cordel do Fogo Encantado oficializou a volta aos palcos com um show catártico, realizado para um Clube Português lotado de fãs alucinados. Como cavaleiros caminhando rumo a um novo tempo, Lirinha (voz e pandeiro), Clayton Barros (violões e voz), Nego Henrique (percussão e voz), Emerson Calado (percussão e voz) e Rafa Almeida (percussão e voz) entraram em cena pouco depois de 1h da manhã de ontem, sob gritos estridentes para uma apresentação com ares de culto.

Sideral (ou Quem Ama Não Vê Fim), uma das novas músicas apresentadas no recém-lançado Viagem ao Coração do Sol, foi quem abriu a noite. Produzido pelo cearense Fernando Catatau, o álbum que batiza a turnê foi bem recebido e tem contado com a luxuosa companhia da jovem cantora e atriz Isadora Melo, que divide os vocais com Lirinha em algumas faixas, a exemplo da bela Eternal Viagem.

Mas foi difícil para as novatas disputarem atenção com clássicos como Antes dos Mouros, Na Veia, Morte e Vida Stanley e A Matadeira, cantadas a plenos pulmões e durante as quais foi praticamente impossível ouvir a voz do frontman. Durante rara conversa com os presentes, Lira relembrou de onde partiu a inspiração para esta última. “A Matadeira foi uma arma usada pelo Exército Brasileiro para acabar com um ‘problema’, uma comunidade que vivia lá no Alto da Favela, chamada Canudos”, detalhou o compositor em referência ao movimento popular liderado por Antônio Conselheiro no fim do século 19. “Não beberemos da água do esquecimento.”

Forjado no teatro e na poesia popular, Lirinha não pode deixar de lado a declamação e debruçou-se sobre Ai Se Sesse, do paraibano Zé da Luz, e Os Três Mal-Amados, de João Cabral de Melo Neto, ambas acompanhadas em coro pelo público. Cada movimentação, pausa e entonação do vocalista foram acompanhadas por olhos atentos, de um público jovem, mas majoritariamente formado por fãs de rostos mais maduros, de quem viveu o auge do Cordel. Além dos recifenses, grupos vindos de Arcoverde, Sertânia e outras cidade do interior ajudaram a coroar o clima de reencontro.

Caminhando para a segunda hora, o espetáculo chegou à apoteose com Chover (Ou Invocação Para um Dia Líquido), a música famosa por literalmente fazer cair água por onde o Cordel do Fogo Encantado passa. A saga do sertão que vê a agonia da seca se acabar até ‘boi nadar’ foi comemorada aos gritos de “Ô, o Cordel voltou!”, com direito a Clayton Barros caindo no choro. Na plateia, muitos também se renderam às lágrimas. “Que saudade, Recife”, rendeu-se o violonista.

Apadrinhado pelo percussionista Naná Vasconcelos, produtor do álbum homônimo de estreia (2001), o quinteto homenageou o músico falecido em 2016 com Primeira Paisagem (Ou Flor Molhada), além de dedicar a ele toda a turnê Viagem ao Coração do Sol. Após se ausentarem do palco, retornaram para se despedir de mais de duas horas de show com Preta, O Palhaço do Circo Sem Futuro e Catingueira.

Certeira foi a decisão dos filhos do sertão em retornar aos braços do público neste exato momento. Fosse antes, o impacto gerado talvez não refletisse tão bem a ânsia dos fãs por uma banda que trouxesse a força que o Cordel tem ao vivo, principalmente quando clama em nome de lutas coletivas e populares num instante de incertezas e embates políticos. Como convite à continuação da nova caminhada, Lira convocou a todos para o São João de Arcoverde, onde acontece o próximo show no Estado.

ABERTURA

Antes do Cordel tomar conta da noite, passaram pelo palco as bandas Radiola Serra Alta, Aninha Martins, Almério e Tagore, com shows curtos, com pouco mais de 30 minutos, como pílulas do que Pernambuco tem produzido. Fechou a festa o popular Coco Trupé de Arcoverde, que caminhou junto aos mais empolgados até o amanhecer.

Últimas notícias