Infantil

Mundo Bita brinda indicação ao Grammy em novo show no Recife

Criadores da animação pernambucana miram o mercado estrangeiro e estreiam nova turnê nacional neste fim de semana no Teatro Luiz Mendonça

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 22/09/2018 às 5:00
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Criadores da animação pernambucana miram o mercado estrangeiro e estreiam nova turnê nacional neste fim de semana no Teatro Luiz Mendonça - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

Da Ilha do Leite para Las Vegas. Esta vai ser a nova aventura da animação pernambucana Mundo Bita. Mas este episódio, felizmente, não estava no script da produtora Mr. Plot. Também pudera: o desenho musical foi indicado nesta semana ao Grammy Latino para concorrer a Melhor Álbum Infantil Latino por Bita e a Natureza (Sony Music, 2017), sendo o único representante brasileiro na categoria, ao lado de discos do México, Colômbia e Argentina.

A notícia pegou de surpresa a equipe do desenho pernambucano, que nem sabia que o resultado seria divulgado na última quinta-feira (20). “Foi uma felicidade enorme. Estamos comemorando até agora! Mas acho que a indicação veio na hora certa. Porque Bita e a Natureza, estávamos conversando ontem, é um álbum mais robusto. É o disco que tem mais músicas, o mais longo, com mais conteúdo e mais participações especiais. Tudo conspirou para que esse fosse o momento exato de sermos indicados. Foi a primeira vez que a gravadora nos consultou ano passado falando dessa possibilidade de mandar nossa inscrição. E assim fomos pegos de surpresa quando a indicação, de fato, veio”, contou Felipe Almeida, Diretor de Negócios e sócio da Mr. Plot.

Lançado em setembro de 2017, Bita e a Natureza explora em 12 faixas o universo, a fauna e flora numa linguagem capaz de fazer com que crianças pensem no mundo à sua volta como parte integrante de suas vidas. O disco traz três participações especiais: os pernambucanos Jr. Black (Esplêndida Fauna), Larissa Lisboa (A Flora) e o mineiro Milton Nascimento, que divide os vocais com o cantor e compositor Chaps Melo em Trem das Estações. Com exceção da faixa com o Bituca, todo o álbum foi gravado, com músicos pernambucanos, no Gravastudio, localizado no bairro do Pina, Zona Sul do Recife.

“A parte musical é toda gravada em Pernambuco. Mas também digo que é uma via de mão dupla com nossos fãs porque consultamos muito eles sobre assuntos que são importantes para as famílias e que ainda não abordamos. Porque é a partir dessa opinião do público que começamos o nosso processo de composição”, ressalta Chaps.

A indicação do Mundo Bita ao Grammy Latino também coincide com o momento de internacionalização do desenho. “Ainda estamos no começo, mas já estamos lançando conteúdos em espanhol, com foco no mercado latino, junto a uma estratégia bem alinhada, com redes sociais independentes, com canais de mídia diferentes do nacional para alcançar este público. Esta indicação é mais um motivo para mostrar que estamos no caminho certo de fazer as coisas acontecerem”, comemora Felipe Almeida.

Na produtora Mr. Plot, onde o desenho nasce, na Ilha do Leite, o clima é de euforia e otimismo para trazer o gramofone dourado de Las Vegas para Recife. “Acho que temos chance de vencer, sim. Não conheço os outros produtos, mas acreditamos muito nele porque fazemos de uma forma diferente, e nos destacamos no País por conta dessa maneira de fazer. E acreditamos que essa forma tem penetração mundial. Ela não é uma coisa que fica restrita ao Brasil, aos nossos próprios quintais. Nós sempre almejamos saltos e voos mais longos”, afirma Chaps.

E os planos do Mundo Bita seguem a todo valor. Em novembro, mês da consciência negra, eles lançam o livro Sinto o Que Sinto, escrito pelo ator Lázaro Ramos com ilustrações da pernambucana Ianah Maia, que vai falar sobre a ancestralidade através do personagem Dan. E junto a uma nova parceria, já estão traduzindo as canções do Bita para o português de Portugal, prospectando o mercado europeu. Além disso, o próximo disco, programado para 2019, promete trazer releituras de canções da MPB voltadas para o público infantil.

A comemoração pela indicação ao Grammy Latino também será feita nos palcos a partir deste sábado (22) no Teatro Luiz Mendonça, em Boa Viagem, com a estreia da nova turnê nacional do Bita, intitulada Viva as Descobertas. Com novo cenário, novos personagens e interações, o repertório terá quatro canções do Bita e a Natureza, sucessos de outros álbuns e as inéditas do mais recente projeto: Bita e o Nosso Mundo, disponível nas plataformas digitais.

SERVIÇO

Show do Bita – Viva as Descobertas. Neste sábado (22) e domingo (23), no Teatro Luiz Mendonça / Parque Dona Lindu (Av. Boa Viagem, S/N, Recife), às 15h (sessão extra) e 17h. Ingressos: R$ 35 (meia) e R$ 70 (inteira), à venda nas lojas Tip Top dos shoppings Recife e RioMar e site Bilheteria Digital. Informações: 3132-7772

Últimas notícias