Sucesso

Primeiro CD da Banda Calypso completa 20 anos de lançamento

Álbum que revelou Joelma e Ximbinha marcou a música brasileira com hits como 'Dançando Calypso' e 'Disse Adeus'

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 10/06/2019 às 16:50 | Atualizado em 15/04/2021 às 7:56
Foto: Reprodução
Álbum que revelou Joelma e Ximbinha marcou a música brasileira com hits como 'Dançando Calypso' e 'Disse Adeus' - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Há exatos 20 anos, no dia 10 de junho de 1999, a hoje extinta Banda Calypso lançava o seu disco de estreia. O álbum homônimo, lançado de forma independente, continha 12 faixas - e posteriormente, ganhou um relançamento com três canções a mais - e marcou o início da carreira que revelaria a dupla Joelma e Ximbinha, que até então eram namorados, para o Brasil inteiro.

A primeira faixa (e primeiro single) do álbum é Vendaval, que fez bastante sucesso em Belém do Pará, estado onde a Banda Calypso nasceu. E além das fronteiras do Pará, foi a romântica Disse Adeus que fez a Calypso tocar em Pernambuco pela primeira vez e se tornar o primeiro passo para o estouro da banda a nível nacional. É no mesmo trabalho que também está Dançando Calypso, faixa que se tornaria "hino da banda" logo depois e ficaria conhecida popularmente como "Cavalo manco", em virtude do termo citado no refrão.

O disco de estreia foi produzido por Ximbinha e, nos créditos do álbum, Joelma ainda usava o nome artístico de Joelma Lins. Além do ritmo do brega e do calypso, o disco ainda tinha espaço para o forró, como na faixa Amor Bandido.

Com muita dificuldade na época, Ximbinha e Joelma conseguiram uma parceria que possibilitou uma venda limitada de mil discos do álbum, que foram vendidos em dentro de uma semana. Hoje em dia, oficialmente, o disco registra a venda de 1 milhão e 200 mil cópias.

RELEMBRE ALGUMAS FAIXAS:

 

1. Vendaval

 

2. Dançando Calypso

 

3. Amor nas Estrelas

 

4. Dois Corações

 

5. Disse Adeus

Últimas notícias