Virtuosi

Elisa Fukuda e Vera Astrachan são destaques no XI Virtuosi Gravatá

Duo se apresenta nesta terça (06) na Igreja Matriz Sant'Ana

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/08/2019 às 13:40
Divulgação
Duo se apresenta nesta terça (06) na Igreja Matriz Sant'Ana - FOTO: Divulgação
Leitura:

O XI Virtuosi Gravatá apresenta nesta terça (06), a partir das 20h, o recital inédito do Duo Elisa Fukuda (violino) e Vera Astrachan (piano). As instrumentistas interpretam obras de Schubert, Mozart e Guarni, na Igreja Matriz de Sant’Ana, aberto ao público.

Poucas parcerias de música de câmara, no Brasil, possuem a duração, consistência e trajetória como a da violinista Elisa Fukuda e a pianista Vera Astrachan. Duas musicistas de formação sólida e carreira expressiva.

Com 30 anos de atividade, o duo tem se apresentado em importantes eventos e salas de concerto do Brasil, destacando-se o Festival de Inverno de Campos do Jordão, a Sala Cecília Meireles, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, o Centro Cultural Banco do Brasil, e o Instituto Ling. Franck e Guarnieri, recente disco do duo, lançado em 2013 pelo selo Clássicos, recebeu grandes elogios da crítica especializada.

FORMAÇÃO

Além de uma carreira prolífica, o duo também tem uma grande importância na formação de novos artistas. Elisa Fukuda é filha do fundador da Escola Fukuda, voltada especialmente para ensinar crianças e adolescentes.

“A escola surgiu há quase 50 anos com o meu pai, que se aposentou do ensino há 10 anos, mas deixou o legado para os meus primos Ricardo, Marcia e Marcos Fukuda, que deram continuidade ao trabalho pedagógico da família, fundando o Instituto Fukuda. Da escola, por exemplo, saíram spallas de principais orquestras de São Paulo, como Pablo de Leon, Davi Graton, Claudio Michelettie” conta a violinista, que ainda fundou e dirige a Camerata Fukuda, uma das orquestras de câmara mais importantes do país.

Últimas notícias