Homenagem

Pernambucanos agraciados com Ordem do Mérito Cultural 2015

Presidente Dilma Rousseff entregou a medalha a Beth de Oxum e à Banda Curica. Cerimônia aconteceu em Brasília nessa segunda (9)

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 10/11/2015 às 10:50
Heudes Regis/JC Imagem
Presidente Dilma Rousseff entregou a medalha a Beth de Oxum e à Banda Curica. Cerimônia aconteceu em Brasília nessa segunda (9) - FOTO: Heudes Regis/JC Imagem
Leitura:

Dois representantes pernambucanos receberam nessa segunda-feira (9) a Ordem do Mérito Cultural, entregue pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro Juca Ferreira, em Brasília. A ialorixá Mãe Beth de Oxum, de Olinda, e a Sociedade Musical Curica, de Goiana, estavam entre os 32 agraciados com o prêmio. 

O título é um reconhecimento por suas contribuições à Cultura brasileira. A edição da ordem neste amo tem como homenageado especial o poeta Augusto de Campos. 

>> Veja mais: Dilma premia artistas de teatro e dança com Ordem do Mérito Cultural

Mãe Beth de Oxum é embaixadora das matrizes africanas no Brasil e está à frente do Ponto de Cultura Coco de Umbigada, em Olinda. 

A Banda Curica, como também é conhecido o grupo da Zona da Mata do Estado, foi fundada 1848 e é a mais antiga banda da América Latina em atividade. A Curica já tocou para imperador Dom Pedro II, em 1859. Em 20013, a banda foi tema de reportagem do Jornal do Commercio, no especial Pernambuco Vivo, sobre os grupos e artistas que têm título de Patrimônio Vivo do Estado. 

 

 

Últimas notícias