LUTO

Amigos e parentes se despedem do ceramista Manuel Eudócio, em Caruaru

Corpo do artista foi velado em igreja do Alto do Moura até as 15h30 e sepultado no Cemitério Parque dos Arcos, às 16h45

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 14/02/2016 às 15:28
Foto: Heudes Regis/JC Imagem
FOTO: Foto: Heudes Regis/JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 17h45, com a informação de que haverá um memorial em Caruaru em homenagem ao artista

O corpo do ceramista Manuel Eudócio, 85 anos, morto na noite desse sábado (13), foi sepultado às 16h45 deste domingo (14), no Cemitério Parque dos Arcos, no bairro Universitário, em Caruaru, no Agreste do Estado. O velório aconteceu durante toda a manhã até as 15h30, na Igreja Vale da Bênção, no Alto do Moura.

No local, parentes, amigos, colegas de trabalho e admiradores se despediram do último artista da geração do mestre Vitalino, considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2002. Eudócio sofria de diabetes e estava internado desde terça-feira (9) no Hospital Mestre Vitalino. Ele apresentava sintomas de chicungunha.

O deputado federal Jarbas Vasconcelos, colecionador e amigo do ceramista há 40 anos, compareceu ao velório pela manhã. Além dele, estiveram presentes o governador em exercício, Raul Henry (PMDB), o deputado estadual e ex-prefeito de Caruaru Tony Gel (PMDB) e o atual prefeito, José Queiroz (PDT), que decretou três dias de luto oficial no município. "Eudócio muito representou a cultura da cidade. No ano passado, tivemos a honra e a oportunidade de homenageá-lo em nosso São João e é motivo de muito orgulho", comentou Queiroz. À tarde, por volta das 16h20, a mulher do ex-governador Eduardo Campos, Renata Campos, chegou ao cemitério para se despedir do artista, momentos antes do sepultamento.

Durante o velório, o prefeito José Queiroz anunciou que planeja desenvolver um memorial, a partir desta segunda-feira (15), em homenagem a arte e a história do artista. Em nota, a Prefeitura de Caruaru e a Fundação de Cultura e Turismo expressaram profundo pesar pela perda de Manuel Eudócio e se solidarizaram com os familiares, amigos e artistas da Terra de Vitalino. De acordo com as instituições, o artista é um ícone do artesanato do barro do Alto do Moura, com projeção nacional e internacional. "O mestre foi um dos discípulos de Vitalino e através das peças esculpidas em barro desenvolveu traços marcantes e únicos. Eudócio, que é filho de Caruaru, desde sempre viveu no Alto do Moura. Lá criou sua família e deixou como legado a paixão pela arte do barro e a alegria em suas peças", afirmaram.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e a primeira-dama, Ana Luíza Câmara, também lamentaram a morte do ceramista. "Mestre Eudócio, com sua humildade cativante e grande sensibilidade, criou um estilo próprio, misturando cenas do cotidiano nordestino com figuras das nossas ricas festas populares. Essas esculturas coloridas estão hoje espalhadas pelo mundo. Queremos apresentar os nossos sentimentos e a nossa solidariedade aos seus familiares, que, tenho certeza, vão levar à frente seu legado", disseram em nota. Também em sinal de luto, o Museu Mestre Vitalino, no Alto do Moura, que fica aberto nos finais de semana, fechou as portas neste domingo.

Foto: Heudes Regis/JC Imagem
Manuel Eudócio morreu aos 85 anos, em Caruaru, no Agreste do Estado - Foto: Heudes Regis/JC Imagem
Foto: Heudes Regis/JC Imagem
Eudócio é o último artista da geração do mestre Vitalino - Foto: Heudes Regis/JC Imagem
Foto: Heudes Regis/JC Imagem
O ceramista era considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2002 - Foto: Heudes Regis/JC Imagem

Últimas notícias