Luto

Francisco Brennand se divertia com polêmica sobre Coluna de Cristal

Jornalista conta momento em que esteve com o artista plástico e o assunto veio à mesa

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/12/2019 às 19:14
Foto: Márcia Mendes/Acervo JC Imagem
Jornalista conta momento em que esteve com o artista plástico e o assunto veio à mesa - FOTO: Foto: Márcia Mendes/Acervo JC Imagem
Leitura:

Uma das obras mais icônicas e não menos populares do artistas plástico Francisco Brennand é a Coluna de Cristal, localizada no Parque das Esculturas, no molhe do Porto do Recife. Desde que foi erguida a peça, com bom humor, o pernambucano adjetivou de toda forma a estrutura fálica.

>>> ESPECIAL - BRENNAND: O FUTURO TEM UM CORAÇÃO ANTIGO

>>> Cinema é uma arte mágica para Francisco Brennand

>> > Veja onde estão as mais conhecidas obras de Francisco Brennand

>>> 'Brennand e eu'; leia carta escrita por Ariano Suassuna sobre amizade com Francisco Brennand

Durante participação no programa Balanço de Notícias, na Rádio Jornal, na tarde desta quinta-feira (19), a editora executiva Flávia de Gusmão relatou um momento em que ela esteve com o artista e o assunto da Coluna de Cristal veio à tona: "Ele se divertia". Confira depoimento completo abaixo.

Francisco Brennand morreu na manhã desta quinta-feira (19), aos 92 anos, em decorrência de uma pneumonia, no Hospital Português do Recife.

Flávia de Gusmão realizou várias matérias ao longo dos anos em várias fases da trajetória Francisco Brennand. Confira abaixo a conversa completa da jornalista no estúdio da Rádio Jornal com Wagner Gomes e Felipe Vieira.

 

Repercussão da morte

"A cultura de Pernambuco tem muitas marcas, sendo uma das mais ricas do País. E, sem dúvida, uma das grandes referências está justamente na produção artística de Francisco Brennand. É uma grande perda para todos. Sua obra marcou época e contribuiu com a projeção do Estado no mundo. Deixa para todos nós um dos maiores valores: sua produção artística que tanto nos orgulha”, evidenciou o empresário João Carlos Paes Mendonça, presidente do grupo JCPM.

“Francisco Brennand foi um artista notável, um homem à frente do seu tempo, como mostra o reconhecimento que obteve, ao longo da sua trajetória, no Brasil e no exterior. Ele pertence a uma geração de artistas que elevaram Pernambuco ao topo. Em meio ao imenso legado que Brennand nos deixa, dois são muito especiais: sua oficina-museu, na Várzea, e o Parque das Esculturas, hoje parte indelével do cenário do Bairro do Recife. São obras que vão perpetuar a memória desse artista na história do nosso Estado. Quero expressar meu profundo pesar a todos os seus familiares, amigos e admiradores neste momento de dor e tristeza", disse o governador Paulo Câmara, por meio de nota. Ele decretou luto oficial de três dias no Estado.

"Lamento perda do gigante pernambucano Francisco Brennand. Ele é para nossa arte o que Paulo Freire é para o nosso pensamento", disse o senador Cristovam Buarque nesta quinta-feira (19), no Twitter. "Francisco Brennand marcou a cultura e as artes do nosso país. Levou o nome de Pernambuco aos 4 cantos do mundo. Pernambuco de luto só tem a dizer: muito obrigado Francisco Brennand pela sua obra de vida", escreveu o deputado Daniel Coelho no microblog.

Veja outros depoimentos

Confira a última entrevista em vídeo de Brennand ao JC

Últimas notícias