Investimentos

Parlamento da Grécia aprova orçamento

Os credores calculam que a Grécia precisará de entre dois e três bilhões de euros de arrecadação adiciona em 2015 para alcançar as previsões econômicas

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 08/12/2014 às 8:19
Leitura:

O Parlamento da Grécia aprovou na madrugada desta segunda-feira o orçamento de 2015, ponto crucial que bloqueia as negociações entre Atenas e seus credores, o que pode levar o país a uma prorrogação do plano de ajuda, em um clima de tensão no país.

O orçamento foi aprovado por 155 votos a favor e 134 contrários.

"Estou convencido de que chegaremos em breve a um acordo com a 'troika'" (UE-BCE-FMI), disse o ministro das Finanças, Ghikas Hardouvelis.

"Nossas divergências com os cálculos da 'troika' foram muito atenuadas", destacou o primeiro-ministro conservador Antonis Samaras

Enquanto Atenas celebra uma previsão de crescimento de 2,9% e um déficit público de 0,2% do PIB para 2015, a coalizão entre conservadores e socialistas de Samaras está bloqueada em negociações complicadas com os credores do país.

O que está em jogo é o pagamento da última parcela dos empréstimos europeus (1,8 bilhão de euros) do segundo plano de resgate concedido em 2012 ao país.

O pagamento condiciona o calendário de saída do programa de saneamento da economia grega, supervisionado pela 'troika' desde a explosão da crise da dívida em 2010, em troca de 240 bilhões em empréstimos.

Os credores calculam que a Grécia precisará de entre dois e três bilhões de euros de arrecadação adiciona em 2015 para alcançar as previsões econômicas, o que Atenas contesta.

Enquanto o país não supera as divergências, não é possível prever uma saída do plano de resgate, que chega ao fim em 31 de dezembro do lado europeu - o FMI está comprometido até 2016.

Últimas notícias