Mercado financeiro

Petróleo fecha acima dos 50 dólares o barril em Nova Iorque

As reservas de petróleo bruto aumentaram mais do que o previsto na semana passada nos Estados Unidos

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 25/02/2015 às 18:40
Foto: Marcos Santos /USP Imagens
As reservas de petróleo bruto aumentaram mais do que o previsto na semana passada nos Estados Unidos - FOTO: Foto: Marcos Santos /USP Imagens
Leitura:

Os preços do petróleo superaram a barreira dos 50 dólares nesta quarta-feira em Nova York, depois da publicação de dados sobre os estoques de petróleo bruto nos Estados Unidos. 

Os preços do barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em abril subiu 1,71 dólar, a 50,99 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex).

Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte com entrega no mesmo prazo avançou para 61,63 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), uma alta de 2,97 dólares em relação a terça-feira.

As reservas de petróleo bruto aumentaram mais do que o previsto na semana passada nos Estados Unidos, evoluindo a um nível sem precedentes em 84 anos, segundo dados publicados nesta quarta-feira pelo departamento de Energia (DoE).

Na semana finalizada em 20 de fevereiro, os estoques de petróleo subiram em 8,4 milhões de barris, a 434,1 mb. Os especialistas esperavam um aumento de apenas 3,7 mb.

Pela quarta semana consecutiva, esses estoques bateram um recorde não atingido desde novembro 1930, quando chegaram a 517,021 mb.

"Isso faz pensar que a queda dos preços do cru começa a ter efeito positivo sobre a demanda, e acho que isso é o que conduz o mercado à alta", explicou Gene McGillian, da Tradition Energy.

Alguns investidores relativizam o aumento dos estoques, porque o atribuem a circunstâncias imprevistas "como a onda de frio no nordeste dos Estados Unidos, que reduziu a atividade nas refinarias", apontou Ole Hansen, analista do Saxo Bank.

"De todo modo, a recuperação dos preços provavelmente é uma tentativa de consolidação do mercado, que caiu a seu patamar baixo em seis anos em janeiro", avaliou Gene McGillian.

Últimas notícias