Economia

FMI participará de discussões entre Ucrânia e credores privados

De 17,5 bilhões de dólares, a Ucrânia, à beira da moratória, recebeu 5 bilhões de dólares

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 22/06/2015 às 20:29
Leitura:

O FMI anunciou nesta segunda-feira que participará na semana que vem, em Washington, de uma rodada de discussões entre a Ucrânia e seus credores privados sobre a difícil reestruturação da dívida do país.

"Equipes do Fundo Monetário Internacional participarão de uma reunião entre o comitê ad hoc de credores da dívida ucraniana e as autoridades do país em Washington na semana de 29 de junho a 3 de julho", informou um porta-voz do FMI.

À beira da moratória depois de um ano de guerra em sua parte oriental, a Ucrânia obteve em março uma linha de crédito de 17,5 bilhões de dólares em quatro anos, da qual já recebeu 5 bilhões.

Para receber o restante, Kiev deve conseguir uma redução da dívida de 15 bilhões de dólares e tenta convencer seus credores privados, principalmente fundos de investimento americanos, de aceitar um corte de 40%.

Considerando suas reservas, recentemente Kiev propôs dar-lhes novos títulos de alto rendimento para compensar essas perdas, mas também ameaça com uma moratória sobre o pagamento de sua dívida em caso de não chegar a um acordo.

Liderados pelo fundo Franklin Templeton, os credores privados disseram nesta segunda-feira que estudam uma nova oferta, e colocaram em dúvida a credibilidade das previsões do FMI sobre a Ucrânia.

O FMI, que em teoria deve esperar que haja um acordo sobre a dívida antes de desembolsar um novo empréstimo, tem se mostrado conciliador com Kiev, afirmando que continuará fornecendo apoio financeiro, mesmo que o país entre moratória.

Últimas notícias