CPI

Inflação ao consumidor na zona do euro cai 1,4% no mês em janeiro, como previsto

Economistas previam alta de 0,4%, mas a preliminar não se confirmou, devido aos preços mais fracos no setor de energia e ao aumento menor que o esperado nos preços dos alimentos

Do Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Do Estadão Conteúdo
Publicado em 25/02/2016 às 8:27
Foto: Marcos Santos /USP Imagens
Economistas previam alta de 0,4%, mas a preliminar não se confirmou, devido aos preços mais fracos no setor de energia e ao aumento menor que o esperado nos preços dos alimentos - FOTO: Foto: Marcos Santos /USP Imagens
Leitura:

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro recuou 1,4% em janeiro ante o mês anterior, número que coincide com a previsão dos analistas ouvidos pela Dow Jones Newswires. Na comparação anual, porém, o CPI avançou apenas 0,3% em janeiro na leitura final, abaixo da preliminar de +0,4% no ano divulgada anteriormente. Neste caso, os economistas previam alta de 0,4%, mas a preliminar não se confirmou, devido aos preços mais fracos no setor de energia e ao aumento menor que o esperado nos preços dos alimentos.

O fato de que o CPI anual foi revisado para baixo é mais um sinal de que os preços aos consumidores da zona do euro devem avançar mais lentamente que o antes esperado pelos dirigentes do Banco Central Europeu (BCE). Além disso, a notícia eleva a possibilidade de que a estimativa preliminar do CPI de fevereiro, que será divulgada nesta segunda-feira, mostre um declínio nos preços na comparação anual, o que seria o primeiro recuo nessa comparação desde setembro.

O núcleo do CPI, que exclui alimentos e energia, registrou queda mensal de 1,7% em janeiro e avançou 1,0% na comparação anual. Excluindo-se o tabaco, o CPI caiu 1,5% no mês e subiu 0,3% no ano em janeiro.

Últimas notícias