A produção brasileira de cerveja apresentou o segundo mês consecutivo de queda, segundo dados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), da Receita Federal. Em setembro, a fabricação da bebida totalizou 1,055 bilhão de litros, volume 6 6% inferior ao registrado em setembro de 2013. A produção mensal de refrigerantes, de 1,259 bilhão de litros, recuou 2,7%, na mesma base de comparação.
Leia Também
Apesar do resultado negativo, a expectativa do setor é de uma retomada da fabricação das bebidas a partir de outubro, devido à expectativa de um aumento das vendas, com a proximidade do verão. Prova disso é que em relação a agosto a produção de cerveja e refrigerantes já aponta uma recuperação. Na comparação com o mês imediatamente anterior, a fabricação de cervejas teve alta de 1,5%, enquanto o volume de refrigerantes produzidos subiu 4,3%.
No acumulado de 2014, a produção de cervejas no País apresenta um crescimento de 6,8% ante igual período do ano passado, com 10 095 bilhões de litros. Neste ano, a fabricação da bebida foi beneficiada for fatores sazonais, como as elevadas temperaturas do verão, o carnaval tardio e a realização da Copa do Mundo.
Ainda de acordo com o Sicobe, a produção de refrigerantes entre janeiro e setembro soma 11,250 bilhões de litros. O volume permanece praticamente estável (-0,1%) na comparação com o acumulado de 2013.