O comércio eletrônico faturou R$ 5,9 bilhões no período de Natal, o que representa crescimento nominal de 37% em relação ao mesmo período do ano passado.
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Foram feitos 15,2 milhões de pedidos, com gasto médio de R$ 388, entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro de 2014, período considerado para calcular as vendas de Natal.
O resultado superou a previsão inicial de faturar R$ 5,2 bilhões, segundo a E-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico.
EFEITO BLACK FRIDAY - A empresa atribui o desempenho positivo das vendas ao efeito Black Friday, que ocorreu no dia 28 de novembro e representou 20% de todo o faturamento.
Segundo a e-bit, o ingresso de 1,5 milhão de novos consumidores no Natal também colaborou para o crescimento do e-commerce no país.
Entre as categorias com maior quantidade de encomendas feitas pelos consumidores foram moda e acessórios; cosméticos, perfumaria e saúde; eletrodomésticos; telefonia, celulares informática.
MEIOS DE PAGAMENTO - A empresa também registrou avanço nas compras feitas por aparelhos móveis.
Neste ano representaram 8,8% do faturamento --o que representa crescimento de 82% em relação ao mesmo período do ano passado-- e 8,8% do total de pedidos, incremento de 96%.
Segundo a empresa, uma das explicações é que os novos consumidores nunca tiveram acesso à internet com computadores tradicionais, como internautas que antes usavam desktop e notebook, mas têm smartphones e tablets.