TRABALHO

Acordos salariais têm aumento real maior em 2014, diz Dieese

Em 2013, o ganho médio havia sido de 1,22% superior ao indicador, que é o mais usado pelos sindicatos para negociar reajustes

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 19/03/2015 às 11:02
Foto: Agência Brasil
Em 2013, o ganho médio havia sido de 1,22% superior ao indicador, que é o mais usado pelos sindicatos para negociar reajustes - FOTO: Foto: Agência Brasil
Leitura:

Apesar de a economia dar sinais de enfraquecimento em 2014, o ganho real médio (acima da inflação) pago no ano passado aos trabalhadores foi superior ao concedido nos acordos salariais de 2013.

Ao analisar 716 negociações coletivas, o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) constatou que o aumento real médio, medido pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), equivaleu a 1,39% no ano passado. Os melhores ganhos foram obtidos por categorias que negociaram no primeiro semestre.

Em 2013, o ganho médio havia sido de 1,22% superior ao indicador, que é o mais usado pelos sindicatos para negociar reajustes.

De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (19) pelo Dieese, 92% das negociações tiveram reajuste acima da inflação, 6% tiveram correção igual ao INPC e 2% não conseguiram repor as perdas inflacionárias.

Esses resultados também são melhores se comparados aos de 2013, quando 86,2% das negociações tiveram correção acima da inflação, 7,5% igual ao INPC e 6,3% abaixo do índice.

A principal explicação para os desempenho positivo, segundo técnicos do departamento, é que o baixo crescimento do país e a alta da inflação não --haviam afetado de forma negativa o mercado de trabalho.

O ritmo de geração de vagas havia diminuído no ano passado, mas ainda havia abertura de postos de trabalho. Desde dezembro, entretanto, os dados do Caged mostram fechamento de vagas. Somente em fevereiro foram cortadas 2.415 vagas com carteira assinada, pior resultado para o mês desde 1999.

"Os resultados conquistados em 2014 tiveram como pano de fundo um quadro econômico de baixo crescimento e de alta de inflação. Este cenário era considerado por muitos analistas como desfavorável para a negociação coletiva, na medida em que estimularia o empresariado a ser mais resistente diante das demandas dos trabalhadores", cita o estudo.

"No entanto, o que se verificou é que, apesar do prognóstico ruim, as negociações tiveram alta no número de aumentos reais, superando as conquistas de 2013", completa.

POR SETOR

O comércio foi o setor com melhor desempenho nas negociações de reajuste salarial do ano passado. Segundo o estudo, 98,2% dos acordos feitos nesse setor incorporaram ganhos reais. Com relação ao percentual de aumento real, foi de 1,47% em 2014 ante 1,43% em 2013.

Já no setor industrial, 90,9% dos reajustes foram acima da inflação no ano passado. Em média, o ganho real nesse setor foi de 1,38%, percentual próximo ao registrado no ano anterior (1,32% em 2013).

No setor de serviços, 89,2% dos acordos feitos ficaram acima da inflação.

Últimas notícias