PIB

Economia brasileira recuou 0,6% em novembro ante outubro, diz Serasa Experian

Já do ponto de vista da demanda, as exportações subiram 0,4% e as importações avançaram 1,1%

Do Estadão Conteúdo
Do Estadão Conteúdo
Publicado em 19/01/2016 às 16:00
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Já do ponto de vista da demanda, as exportações subiram 0,4% e as importações avançaram 1,1% - FOTO: Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Leitura:

A economia brasileira recuou 0,6% na passagem de outubro para novembro, já descontados os efeitos sazonais, apontou o Indicador Serasa Experian da Atividade Econômica. Na comparação com o mesmo mês de 2014, a retração foi de 5,4%. Já a variação negativa acumulada até o penúltimo mês do ano passado foi de 3,6%.

"Turbulências políticas, queda dos níveis de confiança de consumidores e empresários, juros e desemprego elevados estão dentre os elementos que prejudicaram o desempenho da atividade econômica não apenas em novembro/15, mas como também ao longo de quase todo o ano de 2015", diz o relatório da empresa.

Do lado da oferta, apenas o setor agropecuário registrou desempenho positivo em novembro ante outubro, com avanço de 0,4% Serviços ficou estável e Indústria recuou 2,0%.

Já do ponto de vista da demanda, as exportações subiram 0,4% e as importações avançaram 1,1%. O consumo das famílias cedeu 0,8% e a formação bruta de capital fixo recuou 1,5%. O consumo do governo ficou estável

O jornalismo profissional precisa do seu suporte. Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Últimas notícias