SAÚDE

Ministro da Saúde quer cortar verba de cidades sem transparência nos dados

Dependendo do porcentual de dados disponíveis, pode haver ou não corte nos recursos

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 18/07/2016 às 17:52
Foto: Agência Brasil
Dependendo do porcentual de dados disponíveis, pode haver ou não corte nos recursos - FOTO: Foto: Agência Brasil
Leitura:

O ministro da Saúde Ricardo Barros afirmou nesta segunda-feira (18) que estuda cortar o repasse federal dos municípios que não transmitirem todas as informações relativas ao atendimento em seus sistemas de saúde pela plataforma Datasus. A proposta pode atingir não só os recursos de investimento ou adicionais, mas também o custeio dos hospitais e demais equipamentos nas cidades.

"Falta motivar esses municípios e prestadores a fornecerem a informação. O software do Datasus é gratuito, é só baixar e implementar. É preciso fazer entender a importância da informação. Muitas vezes não recebemos a informação porque não interessa às pessoas mostrar o que está acontecendo", disse. 

A ideia é atrelar as informações sobre o número de atendimentos, procedimentos realizados e postos oferecidos. Dependendo do porcentual de dados disponíveis, pode haver ou não corte nos recursos. 

Segundo o ministro, isto já é realizado hoje pelos tribunais de contas nas cidades, ações que agora devem ser estendidas ao ministério. 

A medida foi anunciada em meio a um esforço do ministro do governo interino em otimizar os recursos da pasta. O ministério também anunciou recentemente que pretende "afrouxar" a cesta básica mínima de serviços oferecidos pelos planos de saúde, possibilitando a criação de "planos populares", com cobertura restrita ao atendimento ambulatorial. De acordo com a pasta, projeções apontam que a mudança poderia gerar um acréscimo anual de R$ 20 bilhões na área.

Últimas notícias