Justiça

STF: associações pedem julgamento de planos econômicos ainda em agosto

Julgamento de planos econômicos está travado desde maio de 2014 no STF por falta de quórum

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 01/08/2016 às 18:03
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Julgamento de planos econômicos está travado desde maio de 2014 no STF por falta de quórum - FOTO: Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Leitura:

Associações de defesa dos consumidores protocolaram nesta segunda-feira (1), o primeiro dia de trabalho do Supremo Tribunal Federal (STF) após o recesso, um pedido para que o julgamento dos chamados planos econômicos volte à pauta da Corte ainda em agosto. O julgamento, que desperta atenção da equipe econômica do governo e do sistema financeiro, está travado no STF desde maio de 2014 por falta de quórum. Isso porque quatro dos 11 ministros chegaram a se declarar impedidos de debater o tema.

Em março, no entanto, a ministra Cármen Lúcia - que se encontrava impedida de votar - afirmou que poderia participar do julgamento, já que seu pai desistiu de uma ação na Justiça Federal sobre o tema. Com oito ministros aptos a participar do julgamento, o caso pode voltar à pauta da Corte.

Nesta segunda-feira, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a Associação de Proteção dos Direitos dos Cidadãos (APDC) e a Associação Civil dos Consumidores protocolaram uma petição para pedir urgência na análise do caso. De acordo com as associações, que representam os poupadores, a indefinição do caso gerou "centenas de milhares" de recursos por parte dos bancos em ações individuais e coletivas, "obstando solução definitiva de ações sobre expurgos inflacionários em planos econômicos".

"Para piorar ainda mais a situação dos cidadãos, a indefinição afetou uma esmagadora maioria de idosos (poupadores da década de 80), sem contar, pesarosamente, aqueles que já faleceram sem ver as condenações efetivadas", escreveram as instituições ao Supremo.

O STF precisa discutir a constitucionalidade dos planos econômicos das décadas de 1980 e 1990, que provocaram perdas no rendimento das cadernetas de poupança. Estimativas do impacto do julgamento do tema pelo STF variam de R$ 10 bilhões a R$ 400 bilhões, estando os números mais baixos ligados às associações que defendem o interesse dos poupadores. O governo e o banco estimam cifras mais elevadas. 

Na peça ao STF, o Idec e outras associações apontam que os bancos já "encontraram até mesmo uma zona de conforto numérico declarada (...), perdendo sustentação o propalado (e enfadonho) discurso do caos econômico que certamente assombra essa Corte".

Os ministros Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Luiz Edson Fachin já se declararam impedidos de julgar o tema.

Últimas notícias