Negócios

Brasil discute como melhorar ambiente de negócios com o Banco Mundial

Brasil busca ganhar posições no ranking do Banco Mundial que mede facilidade de fazer negócios em mais de 180 países

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 12/10/2016 às 15:44
Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil
Brasil busca ganhar posições no ranking do Banco Mundial que mede facilidade de fazer negócios em mais de 180 países - FOTO: Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil
Leitura:

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quarta-feira (12) que o governo trabalha com o Banco Mundial formas de fazer o Brasil melhorar seu ambiente de negócios e ganhar posições no ranking da instituição de Washington que mede a facilidade de fazer negócios em mais de 180 países.

O Brasil caiu cinco posições no ranking de 2015, ficando na 116ª posição. O levantamento avalia pontos como facilidade de abrir e fechar empresas, conseguir permissão para construção e questões tributárias. "O Brasil está mal colocado", disse Meirelles nesta quarta-feira a jornalistas em Nova York, onde fez palestras a investidores, empresários e analistas do Council of the Americas

O Banco Mundial, disse o ministro, concordou em criar um grupo de trabalho para estudar junto com técnicos brasileiros o que fazer para melhorar a posição do País no ranking. Meirelles disse que uma série de pontos burocráticos e outras pequenas coisas acabam dificultando os negócios no Brasil. Ele ressaltou que os investimentos em infraestrutura podem, por exemplo, ajudar a reduzir custos de transportes e energia elétrica. "Há uma lista muito grande do que precisa ser feito."

Ainda com o Banco Mundial, o governo trabalha um projeto de melhora das condições do mercado de capitais para o lançamento de papéis de longo prazo para o financiamento da infraestrutura. Ele ressaltou, porém, que as conversas estão em andamento e ainda não há detalhes definidos. 

Meirelles comentou que durante suas reuniões com investidores em Washington, na semana passada, e em Nova York, esta semana, foi possível confirmar o "forte interesse" desses agentes em aportar recursos no Brasil. "Há um otimismo crescente", afirmou. 

Uma das áreas que vêm despertando maior interesse é a agricultura, mas a que domina as conversas são as concessões. "Há muita pergunta sobre infraestrutura, sobre as regras, quais são as mudanças.", disse. "Temos enfatizado que o mais importante é que agora se prevê regras mais estáveis e sistema de licitação transparente e aberto."

Últimas notícias