Bolsa

Índice Bovespa sobe 1,85% puxado por Petrobras e bancos

Clima menos tenso com o "Risco Trump" também ajudou nos negócios da Bovespa

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 16/11/2016 às 18:13
Foto: Reprodução/Internet
Clima menos tenso com o "Risco Trump" também ajudou nos negócios da Bovespa - FOTO: Foto: Reprodução/Internet
Leitura:

Os fortes ganhos das ações da Petrobras e dos bancos conduziram o Índice Bovespa a uma alta de 1,85% nesta quarta-feira (16) aos 60.759,31 pontos. A nova sessão de recuperação de perdas recentes foi atribuída a um clima menos tenso com o "risco Trump" e a um ajuste das ações da Petrobras aos seus ADRs na Bolsa de Nova York, que na terça-feira (15) tiveram ganho firme, enquanto o mercado brasileiro permanecia fechado. Já as ações da Vale andaram na contramão e caíram expressivamente, com uma realização de lucros deflagrada pela queda do preço do minério na véspera. As turbulências do cenário político doméstico foram monitoradas, mas não chegaram a influenciar os negócios.

Durante o feriado do dia da Proclamação da República, os ADRs da Petrobras haviam registrado altas de 4,39% (ON) e de 5,47% (PN), alavancados pela alta dos preços do petróleo, que, por sua vez, refletiam expectativas mais otimistas em relação a um acordo de países pela redução da produção da commodity. O mercado também recebeu bem as declarações do presidente da estatal, Pedro Parente, que em palestra na terça-feira (15) em Nova York afirmou que a empresa permanecerá fiel à meta de desinvestimentos. Ao final do pregão desta quarta, Petrobras ON e PN fecharam em alta de 4,18% e 5,29%, respectivamente.

Mais importante grupo de ações do Ibovespa (devido à forte participação na composição do índice), os bancos foram fundamentais para a alta da bolsa. Composto apenas por ações de bancos, bolsas, previdência e seguros, o Índice Financeiro fechou com alta de 3,10%, bem superior à do Ibovespa. Nesse grupo, despontaram Banco do Brasil ON (+6,47%), Santander units (+5,38%) e Itaú Unibanco PN (+4,94%). 

A alta da bolsa teria sido maior não fosse o desempenho negativo de Vale ON (-4,95%) e Vale PNA (-7,36%), que também puxaram para baixo papéis do setor de siderurgia. As ações refletiram a queda de 8,7% do minério de ferro na terça-feira no mercado à vista chinês e de mais 0,8% nesta quarta. Mesmo com o resultado desta quarta, as ações da mineradora acumulam ganhos de mais de 11% em novembro.

Últimas notícias