FUNDO DE GARANTIA

Conselho do FGTS eleva limite para crédito imobiliário em 108 cidades

O valor dos imóveis financiados pelo FGTS varia de acordo com o tamanho das cidades e as regiões

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 06/12/2016 às 17:50
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
O valor dos imóveis financiados pelo FGTS varia de acordo com o tamanho das cidades e as regiões - FOTO: Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Leitura:

O conselho curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou nesta terça-feira (6) uma alteração no valor de imóveis financiáveis pelo fundo nos municípios com população entre 100 mil e 250 mil pessoas. Segundo o Ministério do Trabalho, a mudança atinge 108 municípios de diversas regiões do País.

O valor dos imóveis financiados pelo FGTS varia de acordo com o tamanho das cidades e as regiões onde elas se encontram. Na maior parte dos municípios, o teto do valor do imóvel financiado pelo fundo subiu de R$ 135 mil para R$ 170 mil em linhas especiais como o pró-cotista.

A secretária nacional de habitação, Maria Henriqueta Arantes Ferreira Alves, explicou que o objetivo foi fazer um ajuste de mercado. "Estamos buscando promover contratações em municípios onde havia demanda, mas não havia teto compatível com essa demanda", afirmou.

Preço do imóvel

No mês passado, o governo decidiu elevar o valor do imóvel que pode ser comprado com recursos do FGTS, assim como o valor da casa própria que pode ser financiada dentro das regras do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) - modalidade de crédito que conta com juros mais baratos. A decisão foi tomada em reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão que reúne os ministros da Fazenda e do Planejamento e o presidente do Banco Central.

 

Últimas notícias