DÍVIDAS

Avianca entra com pedido de recuperação judicial para evitar devolução de aviões arrendados

A empresa relata no pedido judicial que a devolução dos aviões pode levar ao cancelamento de voos e afetar 7 mil passageiros da companhia

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 11/12/2018 às 17:47
Foto: Reprodução/ Avianca Brasil
A empresa relata no pedido judicial que a devolução dos aviões pode levar ao cancelamento de voos e afetar 7 mil passageiros da companhia - FOTO: Foto: Reprodução/ Avianca Brasil
Leitura:

A companhia aérea Avianca Brasil entrou com um pedido de recuperação judicial nessa segunda-feira (10). A ação foi tomada após a empresa ser alvo de várias inquéritos para a retomada de aeronaves arrendadas, por falta de pagamento.

De acordo com a reportagem do UOL, a empresa relata no pedido judicial que a devolução dos aviões pode levar ao cancelamento de voos e afetar 77 mil passageiros da companhia.

Informações do jornal O Estado de S. Paulo contam que a Avianca ainda reivindica que os aeroportos utilizados pelas empresa no Brasil e no exterior continuem permitindo o acesso a toda infraestrutura e serviços aeroportuários necessários à prestação do serviço público de transporte aéreo. A empresa tenta evitar que 14 aeronaves sejam retomadas pelos credores.

Ainda segundo o jornal, pela lei, os aviões não entram na recuperação – logo, não estão protegidos de uma retomada. Mas, historicamente, os juízes têm tomado decisões favoráveis às aéreas para preservar o consumidor.

A assessoria de comunicação da Avianca Brasil não confirmou nem negou o pedido. "Estamos levantando as informações e compartilhamos com vocês o quanto antes", disse a assessoria em email enviado ao site UOL.

Além de ter que devolver aviões, a companhia aérea enfrenta dificuldades para pagar fornecedores e concessionárias de aeroportos. A dívida com todos os aeroportos brasileiros, públicos e privados, chega a R$ 100 milhões, de acordo com O Estado de S. Paulo. Só com o aeroporto internacional de São Paulo/Guarulhos, a empresa teria uma dívida R$ 25 milhões.

Anac ainda não foi informada

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que, até o momento, não foi notificada sobre o pedido de recuperação judicial da Avianca Brasil.  "A agência já vem solicitando os esclarecimentos necessários sobre a prestação de assistência aos passageiros que poderão ser impactados com eventual reajuste de malha. Caso sejam identificados pontos em desconformidade com as normas da Agência, a Anac poderá aplicar sanções à empresa conforme o que for constatado", declarou a agência reguladora em nota enviada ao UOL.

Consumidores

Consumidores que já haviam realizado a compra da passagem pela companhia aérea, questionam a empresa após a divulgação da notícia na imprensa.  

A Avianca tem respondido aos clientes a seguinte mensagem: "A retirada de algumas aeronaves da nossa frota não tem nada a ver com problemas financeiros, mas com a readequação da nossa frota à demanda atual de passageiros. Isso já estava previsto e foi a estratégia adotada por nós pra continuar oferecendo SEMPRE o melhor serviço a você e a todos os passageiros que voam com a gente todos os dias. Continuaremos aqui, voando para todos os nossos destinos e nenhum cliente foi, nem será, impactado, viu?".

Últimas notícias