ARREMATE

Consórcio formado por Petrobras e chineses leva maior área pré-sal em leilão

A estatal brasileira é dona de 90% do consórcio vencedor do leilão

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/11/2019 às 11:50
Foto: Agência Brasil
A estatal brasileira é dona de 90% do consórcio vencedor do leilão - FOTO: Foto: Agência Brasil
Leitura:

O consórcio formado pela Petrobras e pelas chinesas CNOOC e CNODC venceu o leilão para explorar a maior área do pré-sal no Brasil. A oferta de R$ 68,2 bilhões não teve concorrência no megaleilão realizado nesta quarta-feira (6). As informações são da Folha de S.Paulo.

Nos leilões de pré-sal, o bônus de assinatura é fixo e a disputa se dá pela oferta de petróleo ao governo durante a vida útil dos contratos. A Petrobras pagará 90% do bônus por ser dona de 90% do consórcio. Os 10% restantes são divididos igualmente pelas duas chinesas.

Com o arremate, as empresas se comprometeram a entregar ao governo 23,24%, o mínimo estabelecido no edital.

Localizada na Bacia de Santos, Búzios é considerada a maior descoberta de petróleo do Brasil. Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, a área conta com reservas que podem chegar a 13 bilhões de barris, quase o mesmo volume que o Brasil tem hoje em reservas provadas. Búzios já tem quatro plataformas em operação e produziu, em setembro, 406 mil barris de petróleo por dia, a segunda maior produtora do país, atrás apenas de área de Lula, também na Bacia de Santos.

Itapu

A estatal brasileira também foi a única a ofertar para a segunda área, Itapu, também com o percentual mínimo de petróleo estabelecido no edital (18,15%).

Últimas notícias