CRESCIMENTO

Pernambuco tem o maior PIB per capita do Nordeste, diz IBGE

Pernambuco tem o 17° PIB per capita do país

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 14/11/2019 às 13:54
Foto: Igo Bione/Acervo JC Imagem
Pernambuco tem o 17° PIB per capita do país - FOTO: Foto: Igo Bione/Acervo JC Imagem
Leitura:

Pernambuco tem o maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Nordeste. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quinta-feira (14), os dados do Sistema de Contas Regionais de 2017, onde Pernambuco aparece como um dos únicos cinco estados que ganharam participação no PIB nacional. A mesma pesquisa indica também que o Nordeste tem os cinco piores PIBs per capita do Brasil. No ranking nacional de PIB per capita, Pernambuco passou de 19º em 2002 para 17º em 2017.

O Sistema de Contas Regionais é elaborado em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA.

De 2016 para 2017, o Estado aumentou a participação no PIB nacional em 0,1 ponto percentual - de 2,7% para 2,8%. Este crescimento é explicado pelas Indústrias de transformação - que são as que transformam matéria-prima em um produto final ou intermediário para outra indústria de transformação, impulsionado pelo segmento de fabricação de automóveis, camionetas e utilitários, sendo que em 2017 o estado já respondia por quase 30% deste segmento.

Com o crescimento registrado, Pernambuco também ganhou participação no PIB Nacional. Entre 2016 e 2017, o Sudeste e o Centro-Oeste perderam participação no PIB nacional, puxados por São Paulo, Mato Grosso e Distrito Federal. Além de Pernambuco, os Estados que ganharam participação foram Pará, Santa Catarina, Minas Gerais e Rondônia.

Resultados nacionais 

Após dois anos consecutivos de queda, 2015 (-3,5%) e 2016 (-3,3%) o PIB do Brasil voltou a crescer em volume: 1,3% em 2017 na comparação com 2016. Entre as unidades da Federação, apenas o Rio de Janeiro (-1,6%), Sergipe (-1,1%) e Paraíba (-0,1%) tiveram variações negativas, ocupando, respectivamente, a 27ª, 26ª e 25ª posições no ranking de variação de volume. 

O Distrito federal tem o melhor PIB per capita do Brasil, equivalente a cerca de 2,5 vezes mais que o nacional. Já o Maranhão, tem o pior PIB per capita do Brasil, equivale apenas a cerca de 40% do nacional.

Regional 

Entre as regiões, em 2017, Sudeste, Sul e Centro-Oeste tiveram PIB per capita maior do que a média nacional. Nessas regiões, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás apresentavam indicador menor do que o nacional. Todos os estados do Norte e Nordeste tiveram PIB per capita inferior à média nacional em toda a série. 

No Norte, 2017 foi o primeiro ano em que o Amazonas não ficou na primeira posição do PIB per capita da região, ficando atrás de Rondônia e Roraima. Já no Nordeste, Sergipe, que ocupava a primeira posição desde 2002, perdeu o posto para Pernambuco e Rio Grande do Norte em 2016, passando a ocupar a terceira posição na região desde então.

Últimas notícias