RANKING

Prêmio GPTW celebra as empresas vencedoras de 2018

Cerimônia realizada na terça-feira (27) premiou as empresas que implementaram boas práticas de gestão

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/11/2018 às 7:00
Deyvson Nunes/Social1
FOTO: Deyvson Nunes/Social1
Leitura:

A cerimônia que anunciou os vencedores da 8ª edição do Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar em Pernambuco foi realizada na terça-feira, no Arcádia de Apipucos, no Recife. A festa reuniu gestores e funcionários das 30 organizações que compõem o ranking para comemorar os resultados da lista com as campeãs de 2018. Veja em www.jc.com.br/gptw2018 todas as empresas campeãs da premiação.

Realizado pelo Instituto Great Place to Work (GPTW) em parceria com o Jornal do Commercio e a Associação Brasileira de Recursos Humanos – seccional Pernambuco (ABRH-PE), o evento foi a oportunidade de premiar as boas práticas organizacionais que proporcionam excelentes espaços de trabalho.

“Foi um momento de celebração, um momento em que a gente viu empresas com 20, 30 e até mesmo 50 colaboradores comemorando os resultados. A premiação celebra um ano todo de trabalho, esforço, razão, coração e muito amor às pessoas”, explica Danielle Maciel Brandão, diretora do GPTW Pernambuco e Alagoas.

Roberta Hummel, diretora de regionais do Great Place to Work no País, também celebrou o resultado da edição do prêmio em Pernambuco. “A gente tem uma estratégia forte de crescimento exponencial e proximidade regional. E, dentro dessa nossa estratégia, estamos hoje com oito regionais no Brasil, que estão crescendo muito. A regional Pernambuco é um expoente, ela foi até reconhecida no nosso encontro realizado em Nova Iorque, com todos os GPTWs do mundo, por ter resultados incríveis”, observa.

De acordo com Edvaldo Cavalcanti, gerente comercial do Jornal do Commercio, a parceria no prêmio, além do reconhecimento que promove, é um modo de informar o mercado sobre quais são as organizações que têm implementado gestões modernas em Pernambuco. “O objetivo do prêmio também é fazer com que os outros empresários, que ainda não despertaram para essa importância, passem a se preocupar um pouco mais com seus funcionários e possam propiciar um ambiente melhor para que eles trabalhem. Essa é a maior responsabilidade que a gente tem porque isso é importante para o desenvolvimento de Pernambuco”, comenta Edvaldo.

Deyvson Nunes/Social1
Francisco Abreu, José Bosco Silveira e Aristóteles Meneses - Deyvson Nunes/Social1
Deyvson Nunes/Social1
Maria do Socorro Lopes, Maria das Graças Costa, Rodrigo Dubeux e Fernado Dubeux - Deyvson Nunes/Social1
Luiz Pessoa/JC360
Roberta Hummel, Thiago Guerra, Cilene Sobrinho e André Cavalcante - Luiz Pessoa/JC360
Luiz Pessoa/JC360
Agostinho, Danielle Maciel Brandão, Mário Jorge Carvalheira e Humberto Carrilho - Luiz Pessoa/JC360
Luiz Pessoa/JC360
Vencedores GPTW 2018 - Luiz Pessoa/JC360
Deyvson Nunes/Social1
Entre os premiados da noite, Paulo Magnus, presidente da MV, e Carlos Moura, diretorgeral da Campari - Deyvson Nunes/Social1
Luiz Pessoa/JC360
Moacy Freitas, Benildo Aguiar, Paula Meira e representantes do SJCC e do GPTW - Luiz Pessoa/JC360

Este ano, o prêmio foi dividido em três categorias: pequenas, médias e grandes empresas. Embracon, Pernod Ricard e Perini foram as três primeiras colocadas, respectivamente, entre as de pequeno porte; McDonald’s Franquia Pernambuco, Ceneged e Grupo Dislub Equador ocuparam as primeiras posições, respectivamente, entre as empresas de médio porte; e Baterias Moura, Eficaz Energia e Interne Home Care foram as vencedoras na categoria de grandes empresas.

Para Ana Karla Cantarelli, da Associação Brasileira de Recursos Humanos – seccional Pernambuco (ABRH-PE), agora que o resultado do prêmio foi divulgado, as empresas precisam partir para um novo desafio, que é manter as conquistas já alcançadas e ajustar os pontos a serem melhorados de forma a aperfeiçoar o bom clima organizacional nas empresas. “O que a gente já sabe é que essas empresas têm plano de ação para manter aquilo que já está funcionando bem e para trabalhar ainda as pontuações que não estão no nível que eles querem, que é sempre acima do patamar que já alcançaram. Todo mundo quer continuar sendo GPTW. Ganhar a primeira vez, não que seja fácil, é um impulso, mas manter isso depois é um grande desafio”, explica.

Puderam concorrer à 8ª edição do Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar em Pernambuco organizações com 30 funcionários ou mais e CNPJ de inscrição registrado em Pernambuco. Os funcionários das empresas inscritas foram submetidos a uma pesquisa de clima organizacional e foram escolhidas as 30 melhores entre as 101 inscritas, que, juntas, representam 27.360 funcionários. A pesquisa foi composta por 60 questões (58 fechadas e 2 abertas), que foram respondidas pelos colaboradores das empresas sob dois pontos de vista: da área em que trabalham e da empresa como um todo.

O segredo é investir nos funcionários

O ranking da 8ª edição do Prêmio das Melhores Empresas para Trabalhar em Pernambuco apresentou organizações de diversos segmentos e regiões do Estado. A Embracon Administradora de Consórcios, o McDonald’s Franquia Pernambuco e a Baterias Mouras foram os destaques da premiação, ocupando as primeiras posições em suas respectivas categorias: pequenas, médias e grandes empresas.

A segmentação da lista com as vencedoras foi a grande novidade do evento em 2018. Foram premiadas cinco organizações de grande porte, que são as companhias com mais de mil funcionários; 20 de porte médio, ranking composto com empresas que têm entre 100 e 999 funcionários; e cinco de pequeno porte, que são as organizações que têm entre 30 e 99 funcionários.

“Hoje [terça-feira] foi um dia muito feliz para mim. Pela manhã nós ganhamos o prêmio da melhor empresa para trabalhar no varejo no Brasil e, agora, recebemos o prêmio de uma das melhores empresas para trabalhar em Pernambuco, o que só aumenta a sensação de que estamos no caminho certo. Só tenho a agradecer aos meus funcionários”, comemorou Mário Jorge Carvalheira, presidente da franquia pernambucana da rede McDonald’s, que em 2017 ficou em terceiro lugar na premiação.

“O prêmio nos dá a sensação de missão cumprida, de concretização de mais uma etapa do nosso trabalho, do trabalho que a gente vem realizando em conjunto com os nossos colaboradores. Todos nós saímos vencedores nessa conquista. O prêmio não é meu e o prêmio não é da empresa, é dos 6 mil colaboradores que fazem a Moura. Somos todos nós que estamos de parabéns”, explicou Moacyr Freitas, diretor de pessoas e organização da Baterias Moura, empresa que é estreante na lista do Great Place to Work.

Para ele, o reconhecimento é uma resposta importante que indica que a empresa está fazendo uma gestão positiva ao apostar no desenvolvimento dos colaboradores. “Além disso, o fortalecimento da aplicação do nosso Sistema Moura de Gestão, a valorização das pessoas e a consolidação da nossa crença de reforçar os vínculos para garantir um futuro melhor estão entre os nossos objetivos”, detalhou.

Thiago Guerra, gerente regional da Embracon, que no ano passado ficou em segundo lugar no ranking geral do prêmio, explicou que a empresa esteve focada em manter os avanços conquistados pela gestão. “Eu acho que é de uma extrema valia ganharmos esse prêmio porque, dentre os valores que temos na empresa, acho que o principal deles é investir na evolução humana, que é o que a gente foca. Agora, queremos nos próximos anos nos manter nessa posição”, finalizou.

Últimas notícias