Finanças pessoais

Veja o calendário das dívidas em 2015

Calendário das despesas ajuda a planejar o orçamento familiar

Giovanni Sandes
Cadastrado por
Giovanni Sandes
Publicado em 11/01/2015 às 5:35
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

O táxi fica mais caro. O ônibus sobe de preço. O pedágio é reajustado. O salário mínimo aumenta. E ainda por cima vem a compra do material escolar. Janeiro mal começou e você já pode ter certeza: seu custo de vida vai subir este mês. E será assim em todo o primeiro semestre: a cada mês ao menos uma conta tem reajuste garantido, como a luz e os medicamentos – sem falar nos preços que variam livremente, como o da carne ou seu aluguel. Neste ano de previsões de inflação alta, o JC traz para você um calendário das dívidas, com as contas do primeiro semestre. Especialistas também dão as dicas de como economizar, quando possível. É uma ajuda para as famílias planejarem o orçamento.

Há dívidas com data certa para chegar, a exemplo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Saber com antecedência as contas que vão ficar mais caras pode ajudar de várias formas. “Hoje se economiza mais dinheiro pagando tributo à vista. Na verdade, pagar à vista é um conselho que sempre dou, mesmo que seja no comércio”, afirma Roberto Ferreira, professor de mercado de capitais da Faculdade Guararapes.

Infográfico

Calendário das dívidas

Quem tem dinheiro disponível (e está em dia com a prefeitura) já pode aproveitar o desconto de 10% no IPTU. Se não der agora, ao menos dá tempo para economizar até março e aproveitar os 5% de redução do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para quem paga à vista.

Mas o calendário não ajuda só quem tem dinheiro sobrando. Se as contas estão apertadas, é possível usar o calendário para economizar. É o caso da energia. O boleto mais caro da luz, já é certo, vai chegar em maio. Na prática, porém, já no final de abril a energia que sai da tomada está mais cara. É uma das principais dicas para sair do vermelho, segundo a Fundação Procon, de São Paulo: “Em todas as ações, procure sempre uma oportunidade de economizar, mesmo em hábitos cotidianos, tais como utilização de energia elétrica, telefone, água, entre outros.”

 

Últimas notícias