páscoa

Vigilância Sanitária orienta e fiscaliza o comércio de pescados

Orientações chegaram aos donos de supermercados e mercadinhos. Fiscalização tem início na próxima semana.

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 17/03/2015 às 10:00
Foto: Chico Porto/JC Imagem
Orientações chegaram aos donos de supermercados e mercadinhos. Fiscalização tem início na próxima semana. - FOTO: Foto: Chico Porto/JC Imagem
Leitura:

Com a proximidade da Semana Santa, a procura pelos pescados aumenta nos supermercados e mercadinhos. Sendo assim, a Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife alerta comerciantes para redobrar os cuidados com os produtos. Durante reunião, nesta segunda-feira (16), donos de estabelecimentos receberam orientações sobre as exigências dos órgãos fiscalizadores para a venda de peixes e frutos do mar.

De acordo com a nutricionista e chefe do Setor de Controle de Alimentos da Visa, Geise Belo, nem sempre as práticas adotadas pelos locais de venda são as adequadas. “A superfície (tábuas, bancadas e mesas) onde são manipulados os peixes, por exemplo, deve ser revestimento com um material que facilite a limpeza", explica. Além disso, a nutricionista destaca que o produto deve ficar no meio do gelo em escama, para evitar a proliferação de microrganismos e não deve ser embrulhado diretamente em jornal.

Um dos problemas identificados pela Visa é que alguns comerciantes querem vender peixe de forma improvisada, somente durante este período, não cumprindo com as normas estabelecidas. “A Vigilância vai intensificar as fiscalizações e vai contar com a ajuda dos consumidores, que agora estão mais exigentes”, afirmou Adeílza Ferraz, gerente de Vigilância Sanitária do Recife. A fiscalização também vai verificar o transporte, armazenamento e exposição dos alimentos, para garantir que o produto chegue seguro ao consumidor.

Nesta terça-feira (17), permissionários de boxes do Mercado de Afogados vão receber as orientações. Na próxima sexta (20), a ação educativa chegará aos comerciantes do Mercado de São José. A Operação Pescado começa na próxima semana e vai fiscalizar peixarias, mercados públicos e supermercados e mercadinhos de toda a cidade. 

DICAS - Confira algumas dicas para evitar os riscos de contaminação na hora das compras para a Semana Santa, segundo a Prefeitura do Recife:

1. Os peixes devem ser mantidos em refrigeração constante. Os frescos devem estar sob refrigeração ou mantidos sob uma espessa camada de gelo, enquanto os congelados não podem ser descongelados e depois congelados novamente. Os pescados industrializados devem ficar na temperatura descrita no rótulo da embalagem.

2. Os olhos do peixe devem estar salientes, brilhantes, ocupando toda a cavidade e sem a presença de impurezas ou pontos brancos no centro. 

3. Não deve haver manchas, cortes ou furos nos pescados, que devem apresentar cor, odor, textura e sabor característicos.

4. A pele não pode estar excessivamente viscosa e as escamas devem estar firmes, resistentes, brilhantes e parcialmente transparentes. Se o peixe for pressionado e não voltar ao formato original, não está fresco.

Últimas notícias