EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Troca de lâmpadas contribuiu para reduzir o consumo de energia

Isso ocorre quando a substituição é feita por uma mais econômica, como a de LED que diminui em 83% o consumo, quando comparada com uma incandescente (a amarelinha)

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 25/11/2015 às 8:00
Edmar Melo/ JC Imagem
Isso ocorre quando a substituição é feita por uma mais econômica, como a de LED que diminui em 83% o consumo, quando comparada com uma incandescente (a amarelinha) - FOTO: Edmar Melo/ JC Imagem
Leitura:

As lâmpadas consomem pouca energia, mas passam muito tempo em funcionamento e muito dificilmente uma residência tem apenas uma ligada durante boa parte da noite. A troca delas pode fazer uma grande diferença na conta de luz. Com o preço mais barato, a lâmpada incandescente (a amarelinha) é a única que não economiza energia.

A substituição de uma lâmpada incandescente por uma halógena pode resultar numa economia de 30% do consumo, podendo chegar a 75% se for por uma fluorescente ou eletrônica. E a mais econômica de todas é a de LED que resulta numa redução de 83% do consumo de energia.

A lâmpada de LED ainda é a mais cara (podendo ser encontrada por R$ 12 no comércio), mas a sua durabilidade é maior do que as demais, o que faz o consumidor economizar mais ao longo do tempo. Também é uma tecnologia nova e que tende a ficar mais barata. Uma lâmpada de LED tem uma vida útil de 15 mil horas, enquanto a eletrônica dura 6 mil horas, a halógena 1,5 mil horas, enquanto a incandescente passa mil horas em funcionamento.

O Brasil está num processo, gradativo, de reduzir a fabricação das lâmpadas incandescentes, que deverão deixar de ser fabricadas no País até 2016. No vídeo abaixo, veja um exemplo de uma consumidora que substituiu 10 lâmpadas incandescentes da sua casa por outras de LED. 

Últimas notícias