Segurança

Ipem-PE realiza fiscalização de Natal no comércio do Recife

Operação tem por objetivo verificar se os estabelecimentos estão comercializando apenas produtos certificados ou em conformidade com os regulamentos

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 10/12/2015 às 11:45
Foto: Arquivo/Ipem/Divulgação
Operação tem por objetivo verificar se os estabelecimentos estão comercializando apenas produtos certificados ou em conformidade com os regulamentos - FOTO: Foto: Arquivo/Ipem/Divulgação
Leitura:

O Natal vem chegando e, com ele, o aumento na venda de brinquedos para presentear as crianças e itens de decoração. Para garantir uma festa segura, o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) e o Inmetro realizam a Operação Especial Papai Noel para fiscalizar o comércio varejistas e atacadistas. Serão examinados se os brinquedos, as bicicletas de uso infantil, as luminárias natalinas tipo mangueira e as luminárias natalinas tipo pisca-pisca atendem aos regulamentos de estabelecidos pelo Inmetro. A ação teve início na segunda-feira (7) e segue até esta sexta-feira (11).

A operação tem por objetivo verificar se os estabelecimentos estão comercializando apenas produtos certificados ou em conformidade com os regulamentos. Durante a fiscalização, será avaliado se os produtos estão sendo comercializados com o conjunto de informações obrigatórias, tais como dados do fabricante ou do importador, CNPJ da empresa fabricante, país de origem e indicação de faixa etária, no caso de brinquedos e bicicletas. É fundamental que todas as informações estejam escritas em português.

O Ipem destaca que as luminárias natalinas devem ser seguras e fabricadas conforme os requisitos estabelecidos na regulamentação. O que incluí os plugues, que devem estar certificados e no padrão brasileiro. Além disso, não podem ser fabricados com material ferroso, evitando danos à instalação elétrica e risco de incêndio.

Segundo o Presidente do Ipem-PE, Pedro Paulo de Carvalho Neto, “é preciso estar atento aos requisitos obrigatórios para evitar a compra de produtos falsificados e de procedência duvidosa que coloquem em risco o consumidor”. As lojas nas quais forem encontradas irregularidades terão até dez dias para apresentar defesa ao Instituto e estarão sujeitos às penalidades previstas na lei, com multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Os consumidores podem apresentar denúncias por meio da Ouvidoria do Ipem-PE pelo telefone 0800-081-1526 ou pelo e-mail:[email protected].

Últimas notícias