Consumo

Cuidado ao comprar brinquedos e enfeites de natal

Numa operação de fiscalização, foram apreendidas 3,7 mil luminárias e 349 brinquedos que estavam sem o certificado do Inmetro. Ipem entende que havia risco

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 11/12/2015 às 9:47
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Numa operação de fiscalização, foram apreendidas 3,7 mil luminárias e 349 brinquedos que estavam sem o certificado do Inmetro. Ipem entende que havia risco - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

O brinquedo de Natal ou a iluminação tipo pisca-pisca podem se transformar numa dor de cabeça, caso eles não estejam dentro das normas que garantem a segurança no uso de ambos. Os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Pernambuco (Ipem-PE) apreenderam 349 brinquedos e 3,7 mil luminárias.

“Os brinquedos não tinham a certificação do Inmetro e as luminárias além da falta da certificação estavam sem a voltagem indicada”, explica o presidente do Ipem-PE, Pedro Paulo de Carvalho Neto. 

Os objetos foram recolhidos no Atacadão dos Presentes da Conde da Boa Vista e da Torre, no Carrefour da Torre e no Bompreço da Caxangá, segundo informações do Ipem-PE.

Iniciada anteontem, a Operação Especial Papai Noel deve ser concluída hoje. “A nossa expectativa é de inspecionar mais três ou quatro estabelecimentos até encerrar a operação”, revela Pedro Paulo. As lojas terão 10 dias para se defender, será lavrado um auto de infração que dá início ao processo judicial. A multa pode variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Além de conferir se o brinquedo ou equipamento tem o selo do Inmetro, Pedro Paulo aconselha ao consumidor a observar certas informações “obrigatórias”, como os dados do fabricante – incluindo o CNPJ – e as instruções de uso estarem em português. Caso o produto seja estrangeiro, o consumidor deve observar os dados do importador.Os consumidores podem fazer denúncias ao Ipem pelo telefone 0800-0811526 ou pelo e-mail: [email protected] 

Ainda com relação aos brinquedos, ele dá mais uma dica: “devem ter a indicação clara da faixa etária na embalagem”. Os brinquedos e o material escolar são responsáveis por 15% dos acidentes com crianças no País, de acordo com um estudo do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro). 

“Nos pisca-piscas também é bom observar a voltagem e a potência”, comenta Pedro Paulo. Quanto mais alta for a potência do equipamento, maior será o gasto de energia e aumenta o risco das lâmpadas esquentarem (o que não ocorre com as de led). O aquecimento das lâmpadas, em alguns casos, podem propiciar incêndios, principalmente se a luminária estiver perto de material que pode pegar fogo, como por exemplo, cortinas. 

A assessoria de imprensa do Carrefour informa que foi constatada uma divergência em 16 produtos dentre os cerca de 35.000 itens expostos na loja e os que apresentaram divergência foram retirados da área de vendas e entrou em contato com a indústria para esclarecimento sobre o ocorrido. O Atacadão dos Presentes não retornou às ligações da reportagem do JC. Já a assessoria do Walmart informa que vai averiguar os fatos.

Últimas notícias