ZONA SUL

Celpe inaugura nova subestação com tecnologia G.I.S. em Setúbal

No Recife, a nova subestação beneficia moradores dos bairros de Boa Viagem, Setúbal e Jordão

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/07/2016 às 15:00
Foto: Divulgação
No Recife, a nova subestação beneficia moradores dos bairros de Boa Viagem, Setúbal e Jordão - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

O sistema de distribuição elétrica do Grande Recife recebeu, nesta sexta-feira (29), um importante reforço. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) inaugurou a Subestação Setúbal, em uma configuração inédita no Brasil e a segunda em todo o mundo, no bairro homônimo da Zona Sul do Recife. O empreendimento recebeu investimentos da ordem de R$ 13 milhões em instalações e equipamentos para assegurar a qualidade do fornecimento de energia para aproximadamente 55 mil habitantes da Zona Sul e parte do município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana.

Tecnicamente, a nova planta é a primeira no País a utilizar tecnologia G.I.S. (sigla em inglês para Subestação Isolada a Gás) na configuração “H” com cinco disjuntores de 69 kV.  O módulo isolado a gás possibilita a compactação do equipamento. Além da Subestação Setúbal, atualmente apenas a Suíça possui uma unidade com as mesmas características, segundo a Celpe. 

No Recife, a nova subestação beneficia moradores dos bairros de Boa Viagem, Setúbal e Jordão. Em Jaboatão dos Guararapes, a unidade vai atender os bairros de Jardim Jordão, Guararapes, Prazeres, Piedade e Cajueiro Seco. A ampliação do sistema elétrico permite maior flexibilidade para os grandes clientes atendidos em alta tensão, como a Estação Cajueiro Seco, do metrô, e o Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre.

Para assegurar maior confiabilidade ao sistema, a nova subestação é atendida por duas linhas de transmissão, de 69 kV. Isso significa que, em caso de ocorrência em uma das linhas, a unidade passa a ser suprida por outra fonte de alimentação. A Subestação Setúbal dispõe de oito circuitos de média tensão, de 13,8 kV, responsáveis pelo fornecimento de energia das localidades.

“Com a entrada em operação da Subestação Setúbal, a população irá constatar uma substancial melhora na qualidade do fornecimento de energia na região. A ampliação assegura uma maior confiabilidade do sistema elétrico, minimizando o número de eventuais interrupções”, ressalta o presidente da Celpe, Antonio Carlos Sanches.

Grafitagem

O muro de proteção da Subestação Setúbal está sendo utilizado para orientar a população sobre o uso seguro da energia elétrica. As paredes, antes alvos fáceis de pichações, estão se transformando em painéis para a dupla de grafiteiros Johnny e Léo. Os murais idealizados pelos artistas abordam temas culturais de Pernambuco e trazem de forma lúdica a utilização da energia no cotidiano das pessoas. A linguagem é simples e envolve a aproximação com temáticas como comunidade, natureza e cidade.

Subestações

Em fevereiro, a Celpe ianugurou oficialmente a Subestação Vertentes, beneficiando 70 mil habitantes de cinco cidades. Ainda no primeiro semestre, a empresa inaugurou as subestações Santa Cruz e Serrita, ambas no Sertão pernambucano. As duas beneficiam uma população de mais de 80 mil pessoas. Também foi entregue no Agreste, a subestação Limoeiro que beneficia cerca de 250 mil habitantes. No decorrer deste ano a expectativa da empresa é integrar dez subestações ao sistema elétrico, aplicando ao todo mais de R$ 90 milhões, para assegurar a qualidade do fornecimento de energia em todo o Estado.

 

 

 

Últimas notícias