CRISE HÍDRICA

Redução da vazão de Sobradinho é analisada pelo governo federal

O objetivo da medida seria poupar a água do reservatório que é o maior do Nordeste

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 05/08/2016 às 8:01
Arnaldo Carvalho/JC Imagem
O objetivo da medida seria poupar a água do reservatório que é o maior do Nordeste - FOTO: Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Leitura:

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) está analisando a possibilidade de reduzir a vazão mínima do reservatório de Sobradinho, na Bahia. A previsão é de que o lago chegue a 2% do seu volume útil – aquele acima do volume morto – em novembro próximo. “Se isso ocorrer quem está abaixo de Sobradinho terá consequências graves”, diz o presidente da Associação dos agricultores do Vale do São Francisco (Valexport)”, José Gualberto. 

Atualmente, o lago está com 18,21% do seu volume útil. Ele abastece os perímetros irrigados de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia, que formam um dos maiores polos de fruticultura irrigada do País. Ainda de acordo com Gualberto, os perímetros irrigados que mais sofrerão com a diminuição da vazão vão ser os de Fulgêncio e Bebedouro, ambos em Santa Maria da Boa Vista, e o de Pedra Branca, em Curaçá (BA) . 

A redução da vazão só ocorre depois que houver a anuência da Agência Nacional de Águas (ANA) . Atualmente, a vazão mínima do lago é de 800 metros cúbicos por segundo. A ambientalmente mais correta é 1,1 mil metros cúbicos por segundo. Desde 2013, a vazão de Sobradinho só fez cair para poupar a água do reservatório. 

No ano passado, Sobradinho chegou a 1,1% do seu volume útil na primeira semana de dezembro, sendo o menor percentual de água acumulada na sua história. Em 2001, o lago chegou a pouco mais que 5% e isso provocou um racionamento de energia no Nordeste. 

NÃO VAI FALTAR ENERGIA

Não há risco de falta de energia na região, segundo técnicos do setor, porque novos empreendimentos, como as eólicas começaram a operar, aumentando a energia produzida no Nordeste. Também entraram novos empreendimentos como a segunda turbina de Belo Monte que adicionou mais energia no sistema. Atualmente, a região também tem mais interligações com as outras regiões, podendo importar energia do Sudeste ou do Norte. 

A diminuição da vazão também está impactando cidades como a de Piaçabuçu, em Alagoas, próximo à foz São Francisco. A Prefeitura daquele município alega que a salinidade da água do rio tem atingido um patamar tão alto que tem prejudicado a saúde da população, o comércio e a arrecadação de impostos. Com a baixa vazão, a água do mar está invadindo o rio naquela localidade. 

Últimas notícias