AGRONEGÓCIOS

Produtores rurais de Glória do Goitá recebem consultoria do Sebrae

Agricultores receberam consultoria por um ano e estrearam a feira orgânica nesta quarta-feira na Agrinordeste

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 25/08/2016 às 8:30
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Agricultores receberam consultoria por um ano e estrearam a feira orgânica nesta quarta-feira na Agrinordeste - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

Um novo projeto desenvolvido pelo Sebrae de Pernambuco devolveu a confiança e a autonomia a trabalhadores rurais de Glória do Goitá, na Zona da Mata Norte do Estado. “Do campo à mesa” começou há um ano com consultoria de gestão empresarial e culminou com a estreia dos mais novos vendedores de verduras e frutas orgânicas, o coletivo Agroitá, nesta quarta-feira (24), no primeiro dia da 24ª edição da Agrinordeste. A expectativa da feira de agronegócios é de movimentar R$ 1 milhão até sexta-feira (26), com a reunião de produtores, empresários e pesquisadores. A entrada é gratuita.

Antes da parceria, os agricultores só conseguiam vender sua produção por meio de “atravessadores”, pessoas que compravam deles e depois comercializavam até quatro vezes mais caro em feiras. Com a orientação do Sebrae, os participantes estão desenvolvendo a veia de empreendedor. No primeiro dia da Agrinordeste, conseguiram vender mais de R$ 1 mil em verduras, macaxeira, bolos e banana.

“É a primeira vez que o Sebrae está trabalhando com agricultura familiar. Ao longo de um ano, nós visitamos as comunidades de Glória do Goitá toda semana e oferecemos cursos sobre empreendedorismo, consultoria em gestão e fizemos um trabalho de sensibilização também. Antes, os produtores não tinham confiança porque não conseguiam prosperar com sua produção. Agora, estão alegres e com boas perspectivas”, afirma o consultor do Sebrae que acompanhou o grupo, Adalberto Souza.

O trabalho com os produtores de Glória faz parte de um projeto piloto. O objetivo é expandir a ação e contemplar cem famílias da região. “Nós defendemos o produto orgânico. Nosso diferencial está no tratamento que damos. Eu sou fã da natureza. O Sebrae veio para nos ajudar e estou muito confiante sobre o futuro”, afirma o agricultor Dorgival do Vale Silva, 56 anos.

EXPORTAÇÃO

Uma prova da qualidade do produto é que compradores da Alemanha estão negociando para importar polpa de banana produzida pelos trabalhadores rurais. A AD Diper e outros parceiros vão ajudar com a revitalização da agroindústria em Glória do Goitá, compra de processadores e estruturação de logística. Após a participação na Agrinordeste, os trabalhadores vão realizar uma feira em Glória do Goitá e, depois, participarão do projeto Sabor Sustentável da Prefeitura do Recife em setembro. Os produtores estão disponíveis para realizar feiras em instituições. Mais informações pelo telefone (81) 99768-7922. 

Últimas notícias