Capacitação

Porto Digital firma parcerias e oferece cursos de tecnologia

Porto Digital conta com 900 vagas em aberto em Pernambuco, mas não consegue capital humano

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 04/06/2019 às 6:28
Foto: Marília Banholzer/JC
Porto Digital conta com 900 vagas em aberto em Pernambuco, mas não consegue capital humano - FOTO: Foto: Marília Banholzer/JC
Leitura:

Para suprir uma necessidade urgente de mão de obra qualificada, o Porto Digital lançou, ontem, cursos de formação e capacitação nas áreas de desenvolvimento de software e negócios. Atualmente o parque tecnológico conta com 900 vagas em aberto, mas não tem encontrado capital humano. Os cursos serão oferecidos em parceria com o Centro Universitário Tiradentes (Unit), Fundação Dom Cabral e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). As matrizes curriculares dos cursos foram construídas com a participação dos empresários que integram o Porto Digital.

Os primeiros cursos já começam a ser oferecidos no segundo semestre deste ano e têm duração de dois anos. As formações co-branding – aliança estratégica entre marcas de serviços distintos – terão aulas presenciais nas unidades de ensino e no próprio Porto Digital. O principal diferencial é de que haverá uma espécie de Residência, como nos cursos de medicina, em que os alunos vão para dentro das empresas aprender e experimentar o que o setor tem a oferecer.

"Já no primeiro período os estudantes já estarão imersos no Porto Digital, atuando na qualidade de residentes. Mais para o final do curso ele viriam no formato de estágio. O residentes, por enquanto não receberiam remuneração, mas estamos trabalhando para que esses meninos e meninas tenham acesso a bolsas ou possam ser sustentados durante o processo de formação deles", explicou a gerente de Pessoas do Porto Digital, Marcela Valença.

As instituições de ensino ainda não definiram os valores dos cursos, mas no caso da Unit, por exemplo, estima-se que gire em torno de R$ 900. Os alunos da primeira turma, no entanto, teriam acesso a um incentivo que deixaria a mensalidade na casa dos R$ 600. "Estamos fazendo uma busca no mercado, queremos que seja compatível com o conhecimento nas instituições, mas que não sejam tão caros a ponto de não serem acessíveis", disse Marcela.

Urgência por mão de obra

Além das vagas que hoje estão em aberto, o Porto Digital espera dobrar o tamanho do parque tecnológico em cinco anos, o que justifica a necessidade de acelerar a formação de novos profissionais. Atualmente, o ecossistema conta com 9 mil colaboradores em 328 empresas, e a perspectiva é de que, em 2024, haverá 20 mil profissionais em 600 empresas.

"Isso não é um plano do Porto Digital, mas para o Estado. Pernambuco precisa fazer esse esforço para estar pronto para o século XXI (...) São cursos para empregar as pessoas. É uma vergonha o Estado com 17% de desemprego e nós termos 900 vagas ociosas aqui", observou Pierre Lucena, presidente do Porto Digital. "Conseguimos boas instituições para os cursos superiores e de especialização. Agora estamos buscando parceiros para cursos técnicos. Estamos abertos a novas parcerias", comentou Lucena.

"A gente entende que essa parceria vai transformar a educação aqui no Estado. Sabemos que existe um intervalo que está deixando um déficit no setor de tecnologia e estamos tentando fazer essas formações específicas e rápidas para atender o mercado", opinou a reitora da Unit, Vanessa Piasson.

Últimas notícias