Mutirão

Procon-PE reúne inadimplentes e empresas para regularizar dívidas

Pernambucanos têm até o dia 12 para renegociações

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 03/07/2019 às 7:45
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Pernambucanos têm até o dia 12 para renegociações - FOTO: Foto: Arquivo/Agência Brasil
Leitura:

Pelo menos 44% dos 9,2 milhões de pernambucanos estão com contas atrasadas há mais de 90 dias. A informação é da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, que, através do Procon-PE, promove até o dia 12 deste mês um mutirão de renegociação de débitos. Ontem, no primeiro dia do Mutirão dos Superendividados, 199 pessoas foram atendidas. A expectativa é de negociar cerca de R$ 2 milhões até do fim da ação.

As negociações estão sendo realizadas na sede do Procon-PE, na Rua Floriano Peixoto n° 141, bairro de São de José, Centro do Recife, das 9h às 14h. Participam do mutirão: Celpe, Compesa, todos os bancos, todas as empresas de telefonia (que incluem TV a cabo e internet), além das prefeituras de Olinda e Recife, negociando o IPTU.

“Os descontos dependem de cada dívida e das instituições, mas já tivemos negociações com até 90% de desconto sobre o valor da dívida original. Todas as negociações são orientadas por advogados do Procon para ter certeza de que o consumidor está tendo uma proposta diferenciada”, explicou o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Pedro Eurico. Na sua maioria, as empresas tiram juros, multas e dividem a dívida em número de parcelas maiores do que as oferecidas normalmente.

A dona de casa Wilkélida dos Santos foi uma das pessoas que aproveitaram o primeiro dia do mutirão. “Tentei negociar minha dívida na Celpe, mas ainda estava muito alta. Aí me mandaram para cá porque as propostas são mais flexíveis”, contou, esperançosa com a nova negociação. O aposentado Nivaldo Gomes tem dívidas com dois bancos e procurou a ação para descobrir se haveria vantagens. “Vim tentar reparcelar, ficar limpo para voltar a ficar novo no comércio”, disse.

“Não é bom para a economia ter tantos endividados. Diante da crise, as pessoas estão inadimplentes e as empresas estão interessadas em recolocar esses consumidores no mercado”, pontuou Pedro Eurico. Desde o início do projeto, em 2014, este é 20° Mutirão de Superendividados realizado no Estado. A ação já passou Paulista, São Lourenço da Mata, Serra Talhada e São José do Belmonte. Ao todo, cerca de 20 mil pessoas foram atendidas.

“No primeiro dia, tradicionalmente, o movimento é menor porque as pessoas ainda não sabem do mutirão. Nossa expectativa é que o fluxo passe a aumentar nos próximos dias. Tanto que antes oferecíamos seis dia de negociações. Para esta ação, ampliamos para dez”, comentou Pedro Eurico.

COMO PARTICIPAR

Para participar, é necessário apresentar original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a dívida – como nota fiscal, faturas, comprovante de pagamento e número de protocolo, entre outros. Negociações de dívidas em nome de terceiros exige procuração reconhecida em cartório.

Últimas notícias