COMEMORAÇÃO

Após ligação de ministro, caminhoneiros comemoram suspensão de tabela do frete

O ministro afirmou que trabalha para publicar a revogação da tabela no Diário Oficial da União

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 22/07/2019 às 13:30
Foto: Reprodução/TVJC
O ministro afirmou que trabalha para publicar a revogação da tabela no Diário Oficial da União - FOTO: Foto: Reprodução/TVJC
Leitura:

Caminhoneiros comemoraram o anúncio de suspensão da nova tabela para cálculo do piso do frete rodoviário pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Um vídeo gravado pelo repórter Isa Maria, da TV Jornal, mostra o momento em que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, por meio de um telefonema, comunica a medida aos profissionais, nesta segunda-feira (22).

O ministro afirmou que trabalha para publicar a revogação da tabela no Diário Oficial da União (DOU) ainda nesta segunda. A notícia foi recebida sob aplausos e gritos de comemoração pelos caminhoneiros que haviam estacionado seus veículos no acostamento da BR-101, próximo à fábrica da Vitarela, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR).

Ao final da ligação, um dos profissionais agradece ao titular da pasta da Infraestrutura a revogação da medida, que foi publicada na última quinta-feira (18) 

Veja o vídeo:

Ofício

No ofício enviado à ANTT, o ministro argumenta que foi observada "uma insatisfação em parcela significativa dos agentes de transporte" e que "diferenças conceituais quanto ao valor do frete e o piso mínimo que pode repercutir na remuneração final dos caminhoneiros" devem ser novamente discutidas com a categoria.

"O diálogo segue sendo o principal mecanismo com o qual vamos buscar o consenso no setor de transportes de cargas. Por isso, a importância em dar continuidade às reuniões. Estamos desde o início do ano com as portas abertas no ministério e esta tem sido a melhor forma de dar transparências às decisões que estão sendo tomadas em conjunto", disse, em nota, Freitas.

A nova resolução previa que 11 categorias de cargas seriam usadas no cálculo do frete mínimo e ampliava os itens considerados no cálculo. Além da distância percorrida, o cálculo do frete mínimo também considerava o tempo de carga e descarga do caminhão, custo com depreciação do veículo, remuneração do caminhoneiro e impostos, entre outros.

Últimas notícias