eficiência energética

Caruaru debate eficiência energética

Município foi o terceiro do Estado a receber o workshop da Celpe sobre o tema

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 24/07/2019 às 8:00
Luiz Pessoa/JC360
Município foi o terceiro do Estado a receber o workshop da Celpe sobre o tema - FOTO: Luiz Pessoa/JC360
Leitura:

Otimizar o uso das fontes de energia, utilizando-as de uma forma eficiente para conseguir manter o fluxo de produção e gerar economia. A eficiência energética busca exatamente isso: realizar o mesmo trabalho, ou até mais, com uma menor quantidade de recursos. E para entender melhor como as empresas ou instituições podem fazer isso de uma maneira assertiva, a Celpe realizou, em Caruaru, o workshop Eficiência Energética.

O evento, que já passou pelas cidades do Recife e de Petrolina, teve sua terceira edição no estado em Caruaru, na última quinta-feira (18). O foco do workshop são as Chamadas Públicas de Projetos e como as instituições podem participar submetendo propostas de eficientização para as empresas.

“As chamadas públicas acontecem todos os anos, normalmente no primeiro semestre, e a gente sempre tem um recurso provisionado para aplicar em projetos de eficiência em diversos setores da sociedade. Conseguimos desenvolver tecnologias e fomentar o mercado para que, cada vez mais, crie-se essa consciência de evitar o desperdício e consumir a energia da melhor maneira possível”, explica a engenheira da Unidade de Eficiência Energética (UEE), Maria Eduarda Oliveira.

A engenheira foi uma das palestrantes e esclareceu, na sua apresentação, os mecanismos de chamada pública, que são instituídos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e realizadas, no estado, pela Celpe.

As Chamadas Públicas de Projetos estão diretamente associadas ao Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Aneel. Sobre esse assunto, os participantes do workshop puderam entender melhor e tirar dúvidas com a engenheira da UEE Lucíola Herculano.

“O Programa de Eficiência Energética fomenta projetos em todos os setores da economia. Já existe há quase duas décadas, desde 2001. Foi quando as distribuidoras iniciaram várias ações, diversos projetos, com o intuito de reduzir o consumo de energia e criar hábitos saudáveis para esse uso”, explica Lucíola.

Clientes das classes residenciais (condomínios), comércio e serviços, industrial, serviços públicos e poder público das esferas federal, estadual e municipal podem participar das chamadas públicas. Os projetos submetidos podem envolver a melhoria das instalações nos usos finais de energia elétrica, como iluminação, condicionamento ambiental, refrigeração e sistemas motrizes, entre outros.

Iluminação e climatização

Além das engenheiras, a programação trouxe também especialistas para falar sobre Iluminação e Climatização Eficientes. Marcos de Oliveira Santos, especialista em projeto de iluminação artificial, abordou como os sistemas podem impactar no trabalho e ambiente de uma empresa. Ele apresentou também tendências para eficientização da iluminação.

“Hoje em dia, o sistema de iluminação eficiente não apenas economiza energia como também traz luz de qualidade para o bem-estar das pessoas que estão naquele ambiente. E isso pode ser feito através do ajuste da temperatura de cor, luz mais branca ou mais amarela, conforme o ambiente, sem prejuízo da quantidade de luz. Também é possível trabalhar uma melhor qualidade de reprodução de cores, de tal forma que as pessoas estejam no ambiente onde a reprodução artificial é tão boa quanto a da luz externa. Assim, você se sente à vontade com o sistema e economiza também”, conta Marcos de Oliveira.

O especialista falou também sobre as tendências para iluminação nos próximos anos. “A tendência é a conexão da luz com a internet das coisas, de tal forma que você pode também controlar todo o seu ambiente luminoso usando comandos de voz, aplicativos, conectando a luz com a música, com o movimento. Você vai poder fazer com que ela seja dinâmica e faça parte do ambiente de maneira muito mais ativa”, finaliza.

Tomaz Cleto, vice-presidente de Eficiência Energética da ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), falou sobre climatização eficiente, tema que atinge diversos segmentos, como empresas, edifícios e residências, por conta dos sistemas de ar condicionado.

Por estarem aliados ao aspecto do conforto ambiental, esses sistemas podem gerar retornos financeiros para as empresas quando eficientizados. “O ar condicionado tem uma participação da ordem de 30% até 50% do consumo de energia numa empresa. Quando a gente pensa em sistemas eficientes, o impacto de investir nos sistemas de ar condicionado traz resultados muito significativos para o consumo total de uma estrutura predial”, explica Tomaz.

Celpe perto do cliente

Com uma programação completa e voltada não só para esclarecer ao público sobre chamadas públicas, mas reforçar também o comprometimento da Celpe e Aneel em divulgá-las, capacitando o público-alvo a entender como podem participar e eficientizar suas empresas, o workshop também trouxe o superintendente de relacionamento com clientes Celpe, Pablo Andrade, para falar sobre os canais de atendimento da companhia.

“O Workshop é uma iniciativa muito importante para a distribuidora. Além de orientar os clientes, pois é uma forma de estreitar o relacionamento. Aproveitamos o momento que apresentamos todas as ações realizadas para a melhoria dos serviços prestados e as inovações que estamos disponibilizando para o atendimento comercial”, explica.

O workshop segue agora para mais uma edição no município de Barreiras (BA), para continuar a divulgar a temática da eficientização energética com foco nas chamadas públicas de projetos. Na capital baiana, já foi possível ver os resultados que o workshop trouxe. “O evento em Salvador aconteceu antes das Chamadas Públicas se encerrarem. Recebíamos em torno de 10 propostas. Após o workshop, recebemos mais de 15 propostas de projetos”, conta Lucíola.

Caso a sua empresa ou instituição queira saber mais sobre as Chamadas Públicas de Projetos e o Programa de Eficiência Energética, podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]

Últimas notícias