SUAPE

Refinaria Abreu e Lima tem vazamento e óleo atinge área de mangue em Suape

Parte da pista do pedágio sentido Suape foi interditada

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 27/08/2019 às 9:22
Foto: Rogério Almeida / Cortesia
Parte da pista do pedágio sentido Suape foi interditada - FOTO: Foto: Rogério Almeida / Cortesia
Leitura:

atualizada às 12h56

Uma quantidade ainda não informada de óleo não inflamável escapou da área de processamento da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Suape, na manhã desta terça-feira (27), ultrapassou a estação de tratamento e atingiu uma área de mangue. Três caminhões-vácuo fazem o processo e sucção do óleo no local.

O derramamento acontece entre a refinaria e a Companhia Petroquímica de Pernambuco, e ocasionou a interdição de parte da pista PE-009, sentido Suape, pertencente ao pedágio Rota do Atlântico, que confirmou não haver derramamento de óleo na pista. A petroquímica solicitou apoio da concessionária para a manobra dos veículos grandes na pista.

As equipes da RNEST e fiscais da Companhia Estadual de Meio Ambiente (CPRH) estão no local para analisar possíveis impactos no meio ambiente.

Petroleiros

Segundo informações de operadores a Rogério Almeida, Coordenador do Sindipetro PE/PB, o vazamento acontece há dois dias nas canaletas da Refinaria, mas não houve sucesso na retenção do líquido.

Nota de posicionamento

O Complexo Industrial Portuário de Suape está acompanhando, junto com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), a ocorrência de um vazamento na planta da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), identificado na tarde desta segunda-feira (26). Segundo informação da Rnest, trata-se de efluente oleoso, não inflamável, cujo ponto de vazamento já foi eliminado. A refinaria trabalha agora para contenção e recolhimento do óleo. Dois trechos da Via Expressa estão interditados, para que o serviço de sucção possa ser realizado. As causas do vazamento serão analisadas tanto por equipe multidisciplinar da Rnest quando pela CPRH, órgão de controle ambiental que está adotando as medidas necessárias.

Últimas notícias