IBGE

Produção industrial cai e Pernambuco registra 2º pior desempenho do País

Indústria pernambucana apresentou queda em sete dos 13 segmentos industriais analisados

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 11/09/2019 às 8:36
Foto: Renato Spencer/ Acervo JC Imagem
Indústria pernambucana apresentou queda em sete dos 13 segmentos industriais analisados - FOTO: Foto: Renato Spencer/ Acervo JC Imagem
Leitura:

A produção industrial de Pernambuco despencou 10,2% em julho, na comparação com o mesmo período do ano passado. Com o resultado, o Estado cravou o segundo pior desempenho do País, atrás apenas do Espírito Santo (-14,2%). Dos 13 segmentos industriais analisados, a indústria pernambucana apresentou queda em sete, com destaque para a construção naval, que assistiu ao fechamento do Estaleiro Atlântico Sul (EAS) no início de agosto e apresentou um recuo de 74,5% em relação a julho de 2018. No Brasil, a produção industrial caiu 2,5% no período. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ao longo dos sete primeiros meses do ano, a produção industrial de Pernambuco teve comportamento instável, com crescimento positivo nos dois primeiros meses, queda, crescimento e depois três quedas consecutivas. Na avaliação do coordenador do Núcleo de Economia da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Cézar Andrade, além do resultado negativo da indústria naval, o agravamento da crise argentina também contribuiu para o resultado negativo.

“O freio nas exportações para o país fez com que alguns setores diminuíssem a produção, a exemplo dos produtos químicos, borrachas e plásticos. No ano passado, o desempenho desses segmentos estava bem melhor, enquanto este ano se percebe uma queda nas vendas externas e na produção”, observa.

O economista diz que o resultado negativo de julho surpreendeu porque, tradicionalmente, o segundo semestre costuma ser melhor do que o primeiro e a reação começa a aparecer logo em julho. “Mas acreditamos que ela ainda vai acontecer porque agora em setembro começou a colheita da safra da cana-de-açúcar e a atividade tem uma participação importante no setor de produtos alimentícios, que tem um peso de 29,24% na indústria de transformação do Estado”, contextualiza.

O presidente do Sindicato das Indústrias do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, adianta que a estimativa é de uma safra 9% superior a 2018/2019, com a produção saltando de 11,4 milhões para 12,5 milhões de toneladas de cana. “A demanda por etanol está aquecida e a estimativa é que a produção atinja 400 milhões de litros e os empregos cheguem a 60 mil postos diretos”, calcula o executivo.

No acumulado do ano, a indústria de Pernambuco apresenta queda de 1,6% na produção industrial, mas a estimativa do economista da Fiepe é que o exercício ainda feche com resultado positivo. Em 2018, o setor comemorou crescimento de 4,1%.

BRASIL

No País, o setor industrial caiu 2,5% e sete dos quinze locais pesquisados acompanharam essa queda. Além de Espírito Santo (-14,2%) e Pernambuco (-10,2%) com as maiores quedas, a região Nordeste (-7,9%), Minas Gerais (-6,5%), Bahia (-5,6%), Mato Grosso (-3,2%) e São Paulo (-2,7%) completaram o conjunto de locais com recuo na produção em julho, na comparação com igual mês de 2018. Por outro lado, as maiores altas foram no Paraná (4,8%) e no Rio de Janeiro (4,8%).

Analisando os resultados do IBGE, o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), apontou que a tendência do setor é caminhar para um ano sem crescimento. “A produção da indústria não cresce desde o final do ano passado, o que vem significando uma clara interrupção de sua trajetória de recuperação antes mesmo de sequer compensar aquilo que perdeu no triênio de crise 2014-2016. Depois de um primeiro semestre recessivo, a segunda metade de 2019 começou também no vermelho: -0,3% em julho frente a junho, já descontados os efeitos sazonais. Resultado disso é que o nível de produção do setor em julho é o mesmo de abril de 2017, quando a indústria mal tinha voltado a crescer”, diz em carta.

Últimas notícias