Agropecuária

Agrinordeste chega à 27ª edição com evento no Centro de Convenções

Com 290 estantes e entrada gratuita a Agrinordeste deve atrair cerca de 40 mil visitantes

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 18/09/2019 às 19:18
Foto: divulgação
Com 290 estantes e entrada gratuita a Agrinordeste deve atrair cerca de 40 mil visitantes - FOTO: Foto: divulgação
Leitura:

O setor de agropecuária representa 4,3% do PIB de Pernambuco, que em 2018 alcançou R$ 182,8 bilhões em valores correntes. Tamanha importância está apoiada, principalmente, numa forte avicultura, fruticultura, bovinocultura de leite, além dos negócios envolvendo cana-de-açúcar. Esses e outros temas serão abordados em palestras gratuitas durante o 27° Agrinordeste, que será realizado entre os dias 24 e 26 deste mês, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Com 290 estantes e entrada gratuita, a Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), que organiza o evento, espera atrair cerca de 40 mil visitantes. Serão oferecidas 86 palestras sobre diversos temas ligados à Modernização do Setor Primário da Economia Nordestina. Além do seminário, o Agrinordeste conta com espaço para moda country, feira de produtos do campo e oficinas de trabalho.

Entre as novidades para este ano estão a Agripet, voltada para o mercado de animais de estimação, e o show de churrasco, com especialistas do Rio Grande do Sul que deverão ensinar o preparo de churrascos, com ampla variedade de carnes. Ainda haverá o já tradicional show de lácteos – com o 5º Concurso de Queijos de Pernambuco, e o festival gastronômico Sabor do Campo. Neste último, 32 chefs de cozinha do País estarão reunidos numa programação que conta com aulas-show e concurso com premiações.

De acordo com o presidente da Faepe, Pio Guerra, o Agrinordeste é o maior evento indoor do agronegócio do Norte e Nordeste. "Grande mérito do evento é sua longevidade e crescimento, ano a ano, na oferta de um espaço moderno para exposição de produtos e serviços dos empresários do setor", disse. Para esta edição o espaço de exposição aumentou de 7 mil m², em 2018, para 9 mil m².

Negócios

O Agrinordeste é promovido com recursos da Faepe com apoio de parceiros como o BNB, a Secretaria de Agricultura Familiar, governo federal, ADDiper, Sebrae, Ministério da Agricultura, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e 20 outras federações do País. A organização do evento, no entanto, não revela valor investido ou projeção do volume de negócios gerados.

No Brasil, o PIB do agronegócio cresceu 0,53% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2018, segundo a CNA e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Além disso, dados de janeiro a agosto de 2019 mostram que produção agropecuária brasileira deve se manter na faixa de R$ 605 bilhões esse ano.

Últimas notícias