FESTIVAL

Rec'n'Play começa nesta quarta-feira com palestra de Luciano Huck e mais de 300 atividades

Tecnologia, economia criativa e cidades são as trilhas que guiam os visitantes no festival de 2019

Lucas Moraes
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 02/10/2019 às 1:00
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Tecnologia, economia criativa e cidades são as trilhas que guiam os visitantes no festival de 2019 - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Tecnologia, economia criativa e cidades inteligentes são as trilhas que os participantes da edição 2019 do Rec'n'Play irão percorrer desta quarta-feira (2) até sábado (5) em um Bairro do Recife que já pulsa inovação diariamente. Com mais de 300 atividades gratuitas, o evento apresenta – de forma leve, mas não menos hi-tech – o potencial do que é produzido no Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos do Brasil. Durante quatro dias, o Rec’n’Play põe nas ruas, que fervilham durante o Carnaval da capital pernambucana, o seu bloco do conhecimento.

A referência não é à toa. O festival espera reunir pelo menos 20 mil pessoas dispostas a saber como o futuro já está sendo construído agora e transformando o setor público, grandes e pequenos negócios, a periferia, a música e, sobretudo, o Recife e a forma como as pessoas se relacionam com a cidade. Assim como o Carnaval pernambucano – multicultural – o Rec‘n’Play se mostra múltiplo, desfazendo a crença de que é resumido a “entendedores falando a entendidos” sobre inovação.

Diversidade

Às 10h de hoje o economista Gustavo Franco fala no Teatro Apolo sobre o sistema financeiro do futuro. No mesmo horário, no Cais do Sertão, o pernambucano Murilo Gun ensina como usar a criatividade para solucionar problemas. Também no Cais, o apresentador Luciano Huck debate, a partir das 14h, “a importância de sermos protagonistas das mudanças que queremos”, e não só apenas no que diz respeito à tecnologia. Às 16h45, é a vez de pensar sobre “por que diversidade importa” para o empreendedorismo, com o Projeto Elas.

E por falar em diversidade, sob a curadoria do Porto+ (programa do Porto Digital que incentiva a comunidade LGBTQI+ no ecossistema de inovação), estão atividades relacionadas à economia criativa e tecnologia gerando oportunidades à comunidade. “Vai rolar conversa ministrada pelo pessoal da TW (Thought Works), empresa referência no mundo todo na questão de diversidade. Além disso, temos atividades de economia criativa, como a ‘Drag Queen – Corpos construindo narrativas’”, conta o gestor do programa Porto+, Igor Caetano. A temática de gênero ainda é abordada por Flávia Picolo (Accenture) e Tânia Consentino (Microsoft), na sexta-feira (4), às 10h.

Economia Criativa

Na Rua da Moeda, no número 129, o Fab Lab traz até o sábado quatro oficinas exclusivas para as mulheres. Quer saber o que marcenaria tem a ver com inovação? O Fab Lab ensina, aliando impressão 3D, cortes a laser e programação. “Teremos essas oficinas básicas para iniciantes, sem pré-requisito de conhecimento. No sábado, ainda teremos prototipagem rápida para a cidade sob a experiência da mulher”, detalha a coordenadora de introdução e projetos do Fab Lab, Letícia Falcão. Fundamental para construir as soluções urbanas, o poder público também entra em cena hoje e amanhã com o Gov in Play, a partir das 14h30, no Teatro Hermilo.

“Várias startups e agentes públicos explicarão como a tecnologia tem propiciado a melhoria dos serviços e as formas para se fazer isso, com exemplos do Recife e gerando networking entre outros Estados e municípios”, afirma o coordenador de projetos estratégicos da Emprel, Breno Alencar.

Já que tecnologia e economia criativa revelam o potencial de cidades cada vez mais inteligentes, o Rec‘n’Play pode ser a síntese de um Recife potencialmente imerso na inovação, num futuro em que a população espera não demorar a chegar, assim como os dias de folia. A programação completa do festival pode ser acessada no recnplay.pe, além da cobertura dos destaques nas páginas e site deste JC até o domingo (6).

Veja mais detalhes do evento

 

No Paço do Frevo (3), das 10h às 14h, o Porto+ traz no sábado (5) a economia criativa voltada para a comunidade LGBTQI+ através da introdução da história drag, criação de arquétipos, além de maquiagem, performance, exploração e conhecimento do corpo artístico como atividade de valor econômico e social

Hoje, das 14h às 16h, no Cais do Sertão (1), o apresentador Luciano Huck palestra sobre a importância de sermos protagonistas das mudanças que queremos.

Hoje, às 10h, O economista Gustavo Franco palestra sobre o sistema financeiro do futuro, no Teatro Apolo (6)

300 atividades acontecem no Rec‘n’Play, aproximadamente

20 mil pessoas são esperadas durante quatro dias de festival

No espaço Fab Lab (18), as mulheres são protagonistas de quatro oficinas de economia criativa. Hoje, das 10h às 13h, tem workshop de corte a laser; das 14h30 às 17h30, marcenaria básica. Amanhã, das 10h às 13h, acontece o workshop de impressão 3D. Em seguida, das 14h30 às 17h30, é a vez do workshop de eletrônica

Últimas notícias