Especial

Previsão é que até 2030 Fernando de Noronha fique ainda mais limpa

Com uma população de 5 mil moradores e rota de muitos turistas, desafio é manter a ilha sempre preservada

Angela Belfort e Adriana Guarda
Cadastrado por
Angela Belfort e Adriana Guarda
Publicado em 03/11/2019 às 8:51
Foto: Divulgação
Com uma população de 5 mil moradores e rota de muitos turistas, desafio é manter a ilha sempre preservada - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Patrimônio Natural Mundial reconhecido pela Unesco, o Arquipélago de Fernando de Noronha é um case de ações de sustentabilidade do governo de Pernambuco. Com uma população estimada em 5 mil moradores e uma média de 8,5 mil visitantes por mês, a administração local precisa enfrentar os desafios sociais e ambientais para manter a ilha preservada. Os principais programas em andamento são o Noronha Carbono Zero, que atua nas diretrizes de mobilidade e matriz energética, e o Noronha Plástico Zero, que proíbe a entrada, o uso e a comercialização de plásticos descartáveis na ilha.

Saiba como chegar em Noronha

“No início a ideia era proibir o uso do canudo, mas a proposta foi ampliada em parceria com a Menos 1 Lixo e a Iônica, que nos ajudaram na implementação e gestão do projeto. O decreto entrou em vigor em abril e foi bem recebido. No primeiro mês recolhemos 350 quilos de plástico e no segundo já caiu para cinco quilos, numa demonstração de adesão das pessoas”, comemora o administrador de Noronha, Guilherme Rocha.

O Plástico Zero não permite a entrada nem o consumo de garrafas plásticas com volume inferior a 500 ml; canudos, talheres e copos descartáveis; sacolas plásticas; embalagens descartáveis de isopor e qualquer outro produto descartável de polietileno, polipropileno e similares.

As diretrizes de sustentabilidade da ilha também estão no documento Noronha+20, elaborado em 2010, apontando as perspectivas para 20 anos (até 2030). “Uma das iniciativas é retirar da ilha todos os veículos que circulam com combustível fóssil. A partir de 2022, será proibida a entrada de novos veículos que emitam dióxido de carbono. A frota antiga que permanecerá precisa ser retirada até 2030”, reforça Rocha. A frota local é de 800 veículos. Em junho, a administração de Noronha recebeu seis carros 100% elétricos da Renault (modelos Zoe, Twizy e Kangoo) e quatro carregadores para uso oficial.

Outro desafio é resolver o problema da matriz energética. Hoje 90% da geração de energia da ilha é proveniente de térmica a óleo diesel e 10% de solar. A meta é alcançar 100% de energia limpa até 2030. Para isso é necessário apostar não só na ampliação da capacidade das usinas fotovoltaicas, mas no investimento em baterias para armazenar energia nos momentos de intermitência do sol.

Últimas notícias