agropecuária

Gado Sindi é estrela de leilão na Exposição de Animais nesta quinta

O Evento é promovido pelo empresário e pecuarista Marcelo Tavares de Melo, da Fazenda Três Irmãos/Rebanho FTI, com a participação de criadores do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/11/2019 às 11:13
Foto: Divulgação/Fazenda Três Irmãos/Rebanho FTI
O Evento é promovido pelo empresário e pecuarista Marcelo Tavares de Melo, da Fazenda Três Irmãos/Rebanho FTI, com a participação de criadores do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste - FOTO: Foto: Divulgação/Fazenda Três Irmãos/Rebanho FTI
Leitura:

O gado Sindi é uma das raças de maior destaque e crescimento na atualidade. O Primeiro Leilão Sindi FTI acontece nesta quinta-feira (21), a partir das 19 horas, no Tatersal da Sociedade Nordestina de Criadores, no Parque de Exposições do Cordeiro, no Recife. 

O Evento é promovido pelo empresário e pecuarista Marcelo Tavares de Melo, da Fazenda Três Irmãos/Rebanho FTI, com a participação de criadores do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Marcelo começou a criação há cerca de cinco anos, no Agreste, e conta hoje com um plantel de, aproximadamente, 200 cabeças de gado. 

Originária do Paquistão, país do sul da Ásia, a raça é adaptável a diversas regiões, e tem como principais características a precocidade, rusticidade e dupla aptidão.

Para se ter uma ideia da produtividade, a raça Sindi chega a 58,5% de rendimento de carcaça em relação ao peso vivo do animal. Outros zebuínos ficam na faixa entre 52 e 54%. “Nos cruzamentos com a raça Nelore, chega a 59,7% de rendimento, com alguns animais atingindo até 62,9%”, explica Marcelo Tavares de Melo. 

Ainda segundo o empresário, o leilão terá cerca de 35 lotes com foco na dupla aptidão (produção de carne e leite). Os lotes vão atender a todos os públicos. “Vamos ter animais premiados e campeões de pista, futuras doadoras para qualquer rebanho do Brasil, novilhas prenhas com todo futuro pela frente, além de lotes babies e embriões oriundos de FIV, provenientes de acasalamentos de animais campeões da raça”, explicou. O leilão trará tourinhos também, que podem ser utilizados nos cruzamentos industriais visando o corte, como no caso do Nelore. “Mas também é possível fazer o cruzamento industrial visando a produção de leite, por exemplo”, explica Marcelo. 

Premiados

O rebanho FTI, mesmo com pouco tempo de criação, já possui três excelentes reprodutores que já foram campeões, modelo frigorífico e grandes campeões em Exposições Regionais, Nacionais e também na Expozebu, a “Meca do Zebu”. 

Estes animais são o Alexander FIV, o Apolo Sindi da FTI e o Origame Sindi da FTI. “ Iremos oferecer sêmen destes touros no nosso leilão”, informa Marcelo Tavares de Melo. 

Outro destaque nas premiações conquistadas é o Treloso Sindi da FTI. O animal foi campeão bezerro em 2018, campeão júnior maior nas Exposições de João Pessoa/PB e Natal/RN deste ano, e é uma das grandes apostas desta Nacional que está sendo realizada no Recife. “O Treloso será também um dos destaques do nosso leilão”, conclui Marcelo.

Últimas notícias