Conscientização

Saiba como comprar iPhone e ar-condicionado sem imposto em Pernambuco

Fiepe vai realizar a 4ª edição do evento nesta quarta-feira

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 24/11/2019 às 18:08
FIEPE/Divulgação
Fiepe vai realizar a 4ª edição do evento nesta quarta-feira - FOTO: FIEPE/Divulgação
Leitura:

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) realiza a 4ª edição do Dia Sem Imposto, no dia 27 de novembro na Casa da Indústria, Santo Amaro. O evento contará com exposição de produtos sem impostos em um mini mercado, comercialização de comidas e bebidas com desconto equivalente aos seus impostos e palestra do economista Samy Dana. A ideia é chamar atenção para a alta carga tributária do País e alertar sobre mau desempenho no ranking do retorno dos valores arrecadados em prol da sociedade.

Como ocorreu na 3ª edição do evento em 2018, um carro será içado mostrando o valor que seria vendido sem os impostos. O mercadinho simulará a venda de produtos sem impostos, porém esses não serão comercializados para o público. Apenas as pessoas que participarem da palestra vão poder retirar até 3 itens do "mercado", mas ele estará aberto para a visitação. Além disso, o foodpark instalado também venderá produtos com o desconto dos impostos. Além disso, haverá sorteios de um iPhone 8 e dois ar-condicionados, que poderão ser comprados pelos contemplados também sem impostos.

De acordo com o coordenador do Comitê de Jovens Empresários (CJE) da Fiepe, Rodrigo Veloso, o intuito é conscientizar os pernambucanos a respeito da alta carga tributária. “A nossa carga tributária é considerada de média a alta, e, além disso, a nossa taxa de retorno é muito baixa. Buscamos, com esse evento, impactar a população com a estrutura que criamos, de modo que as pessoas sintam na pele o peso dos tributos”, analisou Veloso.

O coordenador do CJE pontua sobre a recente pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), que mostra que, entre os 30 países com maior carga tributária, o Brasil continua sendo o que proporciona o pior retorno dos valores para a população. Na comparação, a Irlanda segue, novamente, na liderança, seguida da Austrália, Suíça, Estados Unidos e Coréia do Sul, que são os que mais fazem a aplicação de maneira justa para a sociedade.

“Isso só reforça que, mesmo com uma carga tributária considerada uma das mais altas, o nosso desenvolvimento humano ainda é muito precário”, frisou Veloso. Na colocação, o Brasil fica atrás do Uruguai e da Argentina. Um outro fator que agrava ainda mais a situação é o engessamento tributário, sendo crucial uma reforma. 

 “Defendemos a necessidade de uma reforma tributária para estimular a produtividade e a competitividade das empresas. O atual sistema tributário brasileiro tem, por exemplo, vinte e sete diferentes legislações para o ICMS estadual e isso impacta consideravelmente a nossa capacidade de sobrevivência e expansão dos negócios”, acrescenta.

Realizado pela Fiepe, Sebrae e Comitê de Jovens Empresários, esta edição conta com patrocínio MetalDesign, apoio CNI e Sindicatos e parceria do IBPT, Mitte Tecnologia, Rodcar, Imbiribeira Pallets, Autofutura e JG Ar condicionado.

Programação

15h às 16h – Horário de visitação ao mercadinho sem impostos

15h às 16h – Credenciamento e networking

16h às 16h10 – Abertura do evento

16h10 às 16h30 – Case

16h30 às 17h30 – Palestra com Samy Dana: Conjuntura Econômica e Tendências Nacional e Mundial.

17h30 às 18h – Perguntas

18h – Reabertura do Mercadinho sem Impostos

18h às 21h – Food Park

Nota da redação: O título desta matéria foi editado às 12h02 do dia 25 de novembro de 2019. O título anterior (Dia Sem Imposto, em Pernambuco, terá sorteios de iPhone e ar-condicionados) continha informação errada. O que será sorteada, na verdade, é a opção de comprar os produtos com desconto do valor correspondente ao imposto, como consta no texto da matéria.

Últimas notícias