Rússia 2018

Fifa notifica Marrocos por escalar jogador que sofreu concussão

Noureddine Amrabat teve uma concussão cerebral e voltou a campo contra Portugal, antes do prazo determinado pela Fifa

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 21/06/2018 às 11:24
CHRISTOPHE SIMON / AFP
Noureddine Amrabat teve uma concussão cerebral e voltou a campo contra Portugal, antes do prazo determinado pela Fifa - FOTO: CHRISTOPHE SIMON / AFP
Leitura:

A Fifa notificou, nesta quinta-feira (21), a Federação de Futebol do Marrocos por permitir que Noureddine Amrabat voltasse a campo, pela Copa do Mundo da Rússia, cinco dias depois de ter sofrido uma concussão cerebral. Na última sexta-feira (15), o meia foi diagnosticado com a lesão na partida de estreia contra o Irã, pelo Grupo B.

A recomendação da Fifa é que, nos casos de concussão, os jogadores fiquem de repouso por, pelo menos, seis dias. Amrabat voltou a ação cinco dias depois e participou do duelo da última quarta-feira, contra Portugal. Os lusos venceram por 1x0.

No comunicado em que repreendeu o tratamento dado ao atleta, a Fifa disse levar muito a sério responsabilidade no que diz respeito às concussões em partidas de futebol. Também destacou que a entidade marroquina colocou em risco a vida do atleta. Apesar de ter voltado a campo antes do prazo determinado, Noureddine Amrabat atuou durante todo o duelo contra os lusos, sem sentir aparentemente nada.

Os médicos do Marrocos terão de responder à Fifa pela atitude incompatível com a regra vigente.

MAIS CRÍTICAS

Quem também se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido foi o Sindicato Mundial dos Jogadores de Futebol Profissionais (FIFPro). A entidade questionou o tratamento dado ao caso e a conduta médica da delegação marroquina. Após Noureddine Amrabat se chocar com Amiri, ele foi ao chão, ficou desorientado por alguns minutos e recebeu tapas no rosto de um dos médicos.  "O futebol não progrediu o suficiente na gestão das concussões cerebrais", denunciou o sindicato.

O médico do Marrocos, Abderazzak El Hifti, porém, assegurou na ter respeitado "ponto a ponto" as recomendações da Fifa.

Últimas notícias