Racismo

Internautas holandeses multados por comentários racistas em foto da seleção

Federação Holandesa condenou em novembro os comentários racistas no Facebook, pedindo a investigação da promotoria que resultou na multa aplicada nos três internautas

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 09/03/2015 às 12:28
Foto: Reprodução / Instagram
Federação Holandesa condenou em novembro os comentários racistas no Facebook, pedindo a investigação da promotoria que resultou na multa aplicada nos três internautas - FOTO: Foto: Reprodução / Instagram
Leitura:

Três holandeses foram multados em 360 euros por "comentários discriminatórios" nas redes sociais sobre uma 'selfie' postada pelo volante Leroy Fer com outros jogadores negros da seleção do país, informou nesta segunda-feira a promotoria de Amsterdã.

"A promotoria decidiu multar em 360 euros aqueles que reagiram de forma discriminatória no Facebook ao 'selfie' da seleção de futebol" explicou a entidade num comunicado. "Se não pagarem, terão que comparecer diante de um juiz", completou. Leroy Fer, jogador do Queens Park Rangers, postou aquela foto em novembro do ano passado. O volante aparece numa 'selfie' ao lado de outros oito jogadores negros da seleção holandesa.

A foto foi alvo de inúmeros comentários racistas: comparação dos atletas com macacos, escravos, ou com uma personagem controversa da cultura popular holandesa, 'Pierre, o Negro'.

Esta figura, que costuma aparecer em imagens ao lado de São Nicolau, o Papai Noel local, divide todos os anos a Holanda, sendo denunciado como um estereótipo racista do passado colonial do país.

A Federação Holandesa condenou em novembro os comentários racistas no Facebook, pedindo a investigação da promotoria que resultou na multa aplicada nos três internautas.

Últimas notícias